29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoTamara Alves vai pintar mural artístico em prédio no Bairro do Esteval

Tamara Alves vai pintar mural artístico em prédio no Bairro do Esteval

Montijo vai ter um mural pintado por Tamara Alves, que vai integrar um roteiro de arte urbana da Área Metropolitana de Lisboa (AML) no final de Maio próximo. A obra vai embelezar “a empena do prédio localizado na Rua Jorge de Sena, 227, no Bairro do Esteval”, revelou a Câmara Municipal.

- PUB -

O trabalho insere-se no programa cultural em rede “Mural 18” e Tamara Alves foi a artista sorteada – entre a dúzia e meia de artistas que vão pintar murais nos 18 municípios da AML – para realizar a obra no Montijo. Este projecto, segundo a AML, visa “não só apoiar financeiramente os artistas envolvidos” como também “fomentar o interesse pela arte urbana contemporânea” na região e “criar focos de interesse nos espaços públicos intervencionados”. A execução dos murais nos 18 concelhos arranca no próximo dia 21 de Abril e poderá ser acompanhada ao vivo e através de www.mural18.pt.

Sobre a artista que irá pintar o mural na cidade montijense, a autarquia lembra os trabalhos anteriormente desenvolvidos a retratarem “um universo de figuras humanas (femininas) e animais em interacção com a paisagem natural e objectos imbuídos de uma forte carga simbólica”. Os murais a produzir nos 18 concelhos vão fazer ressaltar, de acordo com a AML, a “existência de traços comuns que caracterizem a identidade, a cultura e a vivência” nesta região. Vão espelhar “uma visão pessoal e artística relacionada com o património cultural e natural, a arte, a cultura, e as respectivas vivências e apropriações”.

O programa Mural 18 tem uma comparticipação de 1,5 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e reúne agentes culturais, municípios e cidadãos em torno da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -