30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoPSD nacional estende passadeira “laranja” a recandidatura de João Afonso

PSD nacional estende passadeira “laranja” a recandidatura de João Afonso

Foi o primeiro autarca, no Distrito de Setúbal, a assumir publicamente que iria recandidatar-se nas autárquicas de 2021. Com ou sem apoio do PSD, garantiu há cerca de 14 meses. Esta quarta- -feira, João Afonso foi anunciado como cabeça-de-lista dos social-democratas à Câmara do Montijo, pelo secretário- -geral do partido, José Silvano.

- PUB -

O nome do advogado de 52 anos, que ocupa o cargo de vereador na autarquia montijense desde 2017 e que passou a presidir à estrutura local do partido em 2020, foi aprovado pela distrital e homologado pela direcção nacional, que assim lhe estendeu a “passadeira laranja” para avançar.

E fechada está já também a reedição da coligação com o CDS-PP, confirmaram a O SETUBALENSE João Afonso e o presidente da distrital de Setúbal dos democratas-cristãos, João Merino. Nas últimas autárquicas, a candidatura de João Afonso, que juntou PSD e CDS-PP, registou 3 676 votos (19,44%), o que se traduziu na perda de um vereador no executivo composto por sete. Quatro anos antes, os social- -democratas, sem coligação e com Maria das Mercês Borges a encabeçar a lista à Câmara Municipal, haviam conseguido dois mandatos com 4 168 votos (25,22%).

Certa também é a recandidatura do socialista Nuno Canta, que já leva dois mandatos consecutivos como presidente da autarquia. No primeiro, em 2013, o PS ganhou com maioria relativa (perdeu um vereador), por uma DR diferença de 426 votos para a CDU; no segundo, em 2017, recuperou a maioria absoluta, voltando a eleger quatro vereadores e reconquistando todas as freguesias.

- PUB -

Quem também já anunciou a candidatura à presidência da Câmara, mas como independente, foi Manuel Fona Vieira, que terá de reunir as assinaturas suficientes para efectivar o processo. Já o Chega decidiu candidatar-se a solo nos 13 concelhos do distrito. Para o Montijo “está mais do que uma hipótese em aberto, mas a escolha será anunciada em breve”, disse Luís Maurício, responsável pela estrutura do partido no Distrito de Setúbal. Por conhecer estão ainda os cabeças-de-lista de CDU e Bloco de Esquerda.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -