28 Novembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo perde um dos maiores: morreu José Camilo

Montijo perde um dos maiores: morreu José Camilo

O património humano, desportivo e associativo do Montijo ficou mais pobre. José Camilo, o “Senhor Basquetebol”, que uniu várias gerações de montijenses pela sua forma de estar, comportamento cívico exemplar – sempre a favor dos mais vulneráveis e necessitados –, morreu no passado sábado, aos 72 anos, no hospital do Barreiro.

- PUB -

O funeral realizou-se na última terça-feira, no Cemitério de S. Sebastião, no Montijo.
José Camilo Dias Ramos nasceu em Setúbal a 14/07/1948, esteve mais de meio século ligado ao movimento associativo montijense e destacou-se também como jogador e, mais tarde, treinador de basquetebol.

Jogou durante 25 anos e representou o Clube Desportivo do Montijo, o Clube Atlético do Montijo, a Associação Desportiva Samouquense e o Palmeiras do Montijo. Foi ao serviço deste último clube, que, aos 39 anos, terminou a carreira de basquetebolista, com o título de Campeão Nacional da III Divisão.

 

- PUB -

Depois, como treinador orientou atletas masculinos e femininos nos mais diversos escalões, deixando marca no Clube Desportivo do Montijo, no Montijo Basket Associação (MBA), n’ A Velhinha de Alhos Vedros e no Seixal Futebol Clube. Do notável percurso técnico que realizou, destaca-se um título de Campeão Nacional da I Divisão em seniores masculinos e participação na Liga Profissional de Basquetebol.

A sua acção ultrapassou muito mais do que o brilhantismo alcançado no trajecto realizado no mundo do basquetebol. Treinou e educou centenas de jovens em várias modalidades no Afonsoeiro, no seu bairro, em contexto de grandes dificuldades sociais e económicas. Deu corpo ao projecto de inserção social (PISOA) pelo desporto na freguesia afonsoeirense. E alcançou o maior triunfo que se pode almejar: constituiu-se como referência inspiradora para as gerações seguintes, deixando um legado inestimável e marca profunda – de princípios e valores – a todos quantos trabalharam com ele.

O Montijo ficou mais pobre e o Mundo também. O SETUBALENSE apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos.

- PUB -

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -