29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo inaugura viatura inovadora para alunos desenvolverem projectos

Montijo inaugura viatura inovadora para alunos desenvolverem projectos

Jovens podem dispor de ferramentas e contactar com conceitos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática

 

- PUB -

Espaço Maker em Movimento é o nome do projecto inovador que a Câmara do Montijo já colocou ao dispor da comunidade educativa. Foi inaugurado na quarta-feira, 2, e consiste numa viatura municipal que, devidamente equipada, desloca-se às escolas básicas e secundárias para dinamizar actividades entre alunos.

O conceito amplia a capacidade de resposta educacional e desafia os jovens a desenvolver aptidões.

“Com base numa filosofia pedagógica construtivista, através do recurso ao método ‘tinkering’, realizam actividades exploratórias e contactam com conceitos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, tendo à sua disposição um conjunto de equipamentos, materiais e ferramentas para desenvolverem os seus próprios projectos”, explica em nota de Imprensa a Câmara Municipal, que aponta alguns exemplos de trabalhos que podem ser realizados. Entre outros, “explorar circuitos eléctricos, construir peças de roupa com componentes electrónicos, imprimir objectos com impressoras 3D, fabricar pequenos gadgets”.

- PUB -

Segundo a autarquia, “com o novo espaço, instalado numa viatura municipal adaptada, nasce um novo paradigma educacional para o Montijo”. Desde logo porque os alunos “são desafiados a organizarem-se para desenvolver actividades em grupo, de forma autónoma, com o intuito de criar uma solução ou um objecto”.

Um dos objectivos da autarquia passa por garantir igualdade de oportunidades no acesso à aprendizagem.

“A Câmara pretende com este projecto de digitalização do ensino romper o ciclo vicioso das desigualdades”, afirma Nuno Canta, presidente da autarquia, citado na mesma nota. E nesse âmbito, reforça o autarca, “uma escola de futuro” é aquela “que responde aos problemas e que se enriquece com a inclusão de todos”.

- PUB -

De acordo com o município, o novo veículo “permite um trabalho em rede no ensino público”, que é “concretizado pela participação dos professores, educadores, auxiliares, pais e alunos”. E resulta de “uma das 11 actividades do Projecto CRIA – Centro de Recursos para a Infância e Adolescência – candidatadas pelo município do Montijo ao POR Lisboa 2020, no âmbito dos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”.

O Espaço Maker em Movimento – já a funcionar com o Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro, ao nível do 3.º ciclo do ensino básico – “está disponível para se deslocar às escolas para ser utilizado pelos docentes do básico e do secundário, mediante marcação prévia”, revela o município, a concluir.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"
- PUB -