28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCelebrações arrancam hoje e Pai Natal vai falar com a pequenada

Celebrações arrancam hoje e Pai Natal vai falar com a pequenada

Autarquia comemora quadra com espectáculos, exposições e muita animação infantil

 

- PUB -

Este ano o Pai Natal troca a chaminé pelos ecrãs e vai estar em casa da miudagem através de videochamada, no âmbito das celebrações natalícias que arrancam hoje no concelho do Montijo. A inauguração de uma exposição (17h00) seguida do acender da iluminação festiva (18h00) marcam o início das actividades que assinalam a quadra.

A mostra de Valentina Quaresma, intitulada “Subconsciente”, que vai ser estreada na Galeria Municipal, e o brilho das luzes, sobretudo da habitual árvore instalada na Praça da República, são duas das iniciativas para apreciar em espaço público. Isto porque, face à actual conjuntura, grande parte desta edição do programa “Natal com Arte”, promovido pela Câmara Municipal do Montijo, foi preparada para ser desfrutada no lar.

“Este ano adaptámos a programação ao contexto pandémico que o País atravessa, optando genericamente por iniciativas online a que se pode assistir no conforto e em segurança em casa, em família, através das plataformas digitais”, explica a autarquia, em nota de Imprensa.

- PUB -

Animação infantil, espectáculos no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, uma exposição de artesanato e a visita online do Pai Natal são as iniciativas que constam na primeira semana de programação. O contacto da pequenada com o barrigudo de barbas brancas, oriundo da Lapónia, obriga no entanto a marcação, conforme revela o município.

“Os pais só têm de agendar o dia e a hora no site da Câmara Municipal do Montijo e no horário marcado os mais novos podem fazer uma videochamada com o Pai Natal e pedir os seus desejos e presentes. Esta iniciativa digital decorre durante 11 dias de Dezembro.”
Para 4 de Dezembro, em formato digital, realiza-se a primeira das oficinas criativas, que “vai ensinar a fazer decorações de Natal”. Pode ser seguida no Facebook do município, a partir das 16h00.

Já a exposição “A Arte dos Presépios”, iniciativa presencial, tem lugar no dia 5, no Museu Municipal Casa Mora. “A décima segunda edição desta mostra traz peças de 14 artesãos e ceramistas das Caldas da Rainha e estará patente até 9 de Janeiro de 2021”, indica a autarquia.

- PUB -

Igualmente presenciais serão os dois espectáculos no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida: primeiro com dose dupla da peça de teatro infantil ‘Nicolau e os Patagões’, a ter lugar já amanhã às 11h00 e às 16h30; depois, no dia 6 de Dezembro, a partir das 16h30, com um concerto Gospel a cargo de Liliana Pinheiro. “Para ambos os espectáculos, a entrada é gratuita, mediante reserva e levantamento de bilhete (no máximo quatro bilhetes por pessoa)”, lembra o município.

A autarquia sublinha que “procurou desenvolver uma programação de Natal abrangente e com qualidade que permita conotar a época com o brilho e a magia próprios desta quadra festiva”. Ao mesmo tempo garante que recorreu “essencialmente aos meios digitais” e à promoção de “espectáculos presenciais que cumprem todas as normas de segurança”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -