1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCentro Social de São Pedro livra-se de polidesportivo e Afonsoeirense aproveita

Centro Social de São Pedro livra-se de polidesportivo e Afonsoeirense aproveita

Terreno onde está a infra-estrutura vai reverter para a autarquia, que deverá pagar 79 mil euros à IPSS

 

- PUB -

O polidesportivo do Centro Social de São Pedro vai passar para a posse da Câmara Municipal do Montijo e o uso do equipamento já tem um destinatário identificado: o Estrela Futebol Clube Afonsoeirense.

A informação foi avançada pelo presidente da autarquia, Nuno Canta, durante a apresentação da proposta para celebração de um “acordo de princípios” entre o município e a referida instituição particular de solidariedade social, na reunião do executivo camarário, realizada na quarta-feira passada.

A proposta acabou por não ser votada, já que o socialista aceitou reagendá-la para a próxima sessão de câmara a pedido da vereadora da CDU, Ana Baliza, de forma a que os eleitos da coligação beneficiem de mais tempo do que apenas as 48 horas que dispuseram para analisar o documento. O acordo prevê a reversão para o município de um terreno com 1 815 m2, sito na rua Cidade de Praia, no Afonsoeiro, cujo direito de superfície havia sido cedido gratuitamente ao Centro Social de São Pedro em 1996. A instituição viria a construir o pavilhão naquele espaço, com recurso a fundos comunitários.

- PUB -

O equipamento valorizou e, “descontando os apoios comunitários”, foi avaliado “em 79 mil euros”, valor que a autarquia deverá pagar ao Centro Social de São Pedro, disse Nuno Canta. Segundo o autarca, o interesse em passar o imóvel para a posse do município partiu da instituição de solidariedade social. E a decisão apresenta vantagens para as duas partes.

“O Centro Social de São Pedro liberta-se do peso de um custo com o pavilhão, já que a actividade desportiva não faz parte da sua área de intervenção, e a Câmara passa a ter uma resposta dentro da freguesia do Afonsoeiro, onde não há nenhum equipamento [do género]”, explicou o socialista. Ao mesmo tempo, adiantou que o pavilhão, actualmente sem utilização, passará a ser usado pelo Estrela Afonsoeirense.

A concluir, o autarca lembrou que o equipamento conta “com balneários” e que “hoje construi-lo custaria cerca de 300 mil euros”.

- PUB -

Biblioteca Municipal é para crescer com 1.º andar nas traseiras

O projecto está a ser finalizado. As obras devem arrancar já em 2021. O redimensionamento da capacidade da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, no Montijo, passa por uma intervenção nas traseiras do edifício.

“Temos isso previsto. Estamos a finalizar o projecto. Vamos ampliar a biblioteca, criando um 1.º andar (2.º piso) na parte traseira. O projecto contempla ainda a melhoria da parte da frente e a criação de mais salas. No próximo ano estaremos confrontados com obras no edifício”, disse Nuno Canta, em resposta ao vereador do PSD João Afonso, depois de o social-democrata ter considerado que a atribuição de um apoio (aprovado por unanimidade) para a criação de um centro cultural e de juventude nas instalações da Banda Democrática 2 de Janeiro veio revelar “o facto de a capacidade da biblioteca municipal estar há muito esgotada”.

O presidente da Câmara defendeu que a biblioteca “tem respondido com amplitude às necessidades” da comunidade, embora admita que o espaço no centro da cidade necessita de ser renovado. E lembrou que a Biblioteca Manuel Giraldes da Silva “não é apenas o edifício dos anos de 1980”. É todo um serviço que “tem vindo sempre a ser alargado”, ao longo “dos vários mandatos” socialistas, com a abertura de “polos no concelho”. Uma estratégia “de descentralização ao contrário da centralização defendida pelo vereador do PSD”, complementou a vereadora do PS, Maria Clara Silva.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -