19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCovid-19 atinge lares das Misericórdias de Montijo e Canha

Covid-19 atinge lares das Misericórdias de Montijo e Canha

Na Santa Casa do Montijo quatro funcionárias estão infectadas. E um utente do lar de Canha foi internado no Barreiro

 

- PUB -

Quatro funcionárias da Misericórdia do Montijo e um utente da Santa Casa de Canha testaram positivo para Covid-19. As trabalhadoras foram submetidas aos testes de despiste de prevenção na sexta-feira passada. O homem de 82 anos, que reside no lar da Misericórdia de Canha, fez o exame no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo a 31 de Março e, de momento, encontra-se internado na unidade hospitalar Nossa Senhora do Rosário.

Na Santa Casa da Misericórdia do Montijo (SCMM), as quatro funcionárias que operam em três valências distintas na instituição – duas no lar, uma nos cuidados continuados e outra no serviço de apoio domiciliário – foram referenciadas como casos assintomáticos, ou seja, não apresentavam quaisquer sintomas. Todos foram enviadas para casa, onde se encontram a cumprir isolamento.

A notícia avançada por O SETUBALENSE no sábado viria a ser confirmada, na íntegra, ao final do dia pelo provedor da SCMM, José Manuel Braço Forte, com a instituição a emitir ainda um comunicado dirigido à população, através da página que administra na rede social Facebook.

- PUB -

Em declarações a O SETUBALENSE, o provedor da Misericórdia do Montijo revelou que as funcionárias têm idades compreendidas “entre os 23 e os 40 e tal anos”.
As mulheres “estavam assintomáticas e foram enviadas para casa, onde estão cumprir isolamento, e vão repetir os testes no próximo dia 20”, adiantou José Manuel Braço Forte, salientando que a instituição vai tentar fazer com que sejam testados mais funcionários “já esta segunda-feira”, apesar da realização dos exames de prevenção previstos estar agendada apenas para amanhã.

O responsável acrescentou ainda que, para já, aos utentes “têm estado a ser feitos despistes de temperatura [febre]” e que até então não tinham sido registados “quaisquer sintomas”.

Ao mesmo tempo, garante que “os restantes profissionais encontram-se ao serviço, continuando na prestação de cuidados sem qualquer caso sintomático”. Ao longo da semana, a SCMM vai continuar a “testar utentes e profissionais como medida de prevenção”, reforçou o provedor, sublinhando que “qualquer situação com utentes será, em primeiro lugar, comunicada aos familiares pelas directoras técnicas das respostas sociais”.

- PUB -

Quanto ao utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Canha, O SETUBALENSE conseguiu apurar que o idoso vinha a apresentar alguns sintomas há dias e que, por via disso, acabou por ser submetido ao teste, aproveitando uma deslocação de rotina ao Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, para tratamento a doença prolongada.

Nos dados revelados este domingo pela Direcção-Geral da Saúde o concelho do Montijo apenas registava mais um caso positivo (23) em relação ao relatório da véspera, não contabilizando ainda a totalidade destes casos.

Mais testes a partir de hoje

Os quatro casos positivos da SCMM foram detectados na primeira leva de testes SMART de despiste à Covid-19 realizados na sexta-feira, na instituição. Integram-se na bateria de exames que cinco instituições do concelho do Montijo acordaram com a Câmara Municipal realizar, num investimento de 50 mil euros que a autarquia resolveu suportar. No total, vão ser realizados mil testes.

Em primeira instância os testes vão ser apenas realizados aos funcionários, para depois o rastreio poder vir a ser alargado aos utentes.

Além da SCMM, o grupo das cinco instituições engloba a Santa Casa da Misericórdia de Canha, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, a Associação Caminho do Bem Fazer e as Residências Montepio.

Com Maria Carolina Coelho

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -