29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo. Técnicos defendem demolição imediata do antigo edifício da Divisão de Educação

Montijo. Técnicos defendem demolição imediata do antigo edifício da Divisão de Educação

Presidente da Câmara confirma recomendação técnica mas passa ao lado das anomalias graves apontadas

 

- PUB -

O edifício onde até aos primeiros dias deste ano funcionou a Divisão de Educação da Câmara Municipal do Montijo é para ir abaixo. Deve ser demolido. Esta é uma das duas medidas “imediatas” preconizadas pelos técnicos da autarquia no relatório da vistoria final realizada ao imóvel, ao qual O SETUBALENSE teve acesso.

Nuno Canta, presidente da Câmara, confirmou a recomendação técnica na reunião do executivo, na última quarta-feira, depois de ter sido questionado pelo vereador social-democrata João Afonso, porém contraiu-se na justificação apresentada.

“O edifício não está em colapso, mas os técnicos falam de alguma necessidade de escoramento. Retiram o que tinham falado no relatório preliminar [que apontava a existência de deficiências estruturais graves no imóvel]”, começou por responder o socialista, inflectindo logo depois o discurso. “O que nos é dito é que convém ser demolido. Nós já tínhamos pensado nisso. Íamos demolir o 3.° piso”, disse, adiantando: “Recomendaram que a solução mais adequada é a demolição, já que vai haver uma grande intervenção [para implementar a Loja do Cidadão], mas também porque a estrutura estética do edifício vai ser diferente [em termos de volumetria]”.

- PUB -

O que diz o relatório

Todavia, a recomendação dos técnicos foca, sobretudo, outros motivos nas conclusões. Desde logo não rebatendo a análise preliminar feita ao equipamento.

“… a comissão considera ser necessária a tomada das seguintes medidas imediatas: 1- a demolição total do edifício perante as anomalias muito graves que colocam em risco a segurança e saúde de pessoas, podendo motivar acidentes graves ou muito graves, incluindo danos materiais avultados e existe o risco de inoperacionalidade do edifício; 2- a implementação das medidas de escoramento vertical e horizontal já descritas no relatório preliminar.”

Além disso, “o custo das obras de uma reabilitação/beneficiação do edifício, tendo em conta as anomalias muito graves e novos requisitos funcionais [futura Loja do Cidadão, além das exigências funcionais de acordo com o estabelecido por lei], tem um valor superior em mais de 50% do custo da construção do edifício com a mesma área bruta do imóvel original”, pode ler-se ainda no documento.

- PUB -

O relatório apresenta também as causas das anomalias no edifício, tais como as intervenções de que foi alvo ao longo dos 65 anos que leva de existência e o mau uso que lhe foi dado.

“Além de todas as observações e descrição das anomalias apontadas no relatório preliminar e no presente relatório final, verifica-se que as principais causas resultam de vários defeitos ao nível do projecto, defeitos na execução das obras e defeitos de utilização.”

O documento foi elaborado após a realização de um total de 17 sondagens, executadas nos tectos falsos e pavimentos, entre 28 de Fevereiro e dia 3 deste mês.

Oposição arrasa Nuno Canta

Em declarações a O SETUBALENSE, os vereadores da oposição não poupam críticas ao edil socialista.

João Afonso considera que a recomendação para que o edifício seja demolido “vem confirmar e reforçar o que estava no primeiro relatório”. O edifício “tem graves problemas de segurança”. Mais: o autarca do PSD afirma mesmo que Nuno Canta faltou à verdade.
“O presidente da Câmara mentiu claramente, quando disse que a demolição está associada a questões da estética arquitectónica do edifício e Loja do Cidadão. Está associada é aos problemas estruturais graves que põem em causa pessoas e bens, tal como havia sido referenciado na primeira vistoria”, disparou.

Já o vereador eleito pela CDU, Carlos Jorge de Almeida, fala em desconforto.
“Tornou-se evidente, para quem seguiu com atenção o problema, que o presidente da Câmara e a vereadora da Educação, depois de surgir n’O SETUBALENSE o artigo ‘Toda a verdade sobre o edifício da Educação’, não estavam confortáveis”, observou.

“O presidente, perante linhas concretas do relatório [o primeiro], retirava conclusões contrárias. Era capaz de dizer aquilo que lá não estava”, lembrou o comunista. “Agora, outra vez, querendo tapar o sol com a peneira, vem com desculpas de ocasião. Desviou-se da verdade. O que lhe competia era pôr o edifício em condições, o que, no caso, parece ter de ser demoli-lo”, atirou, a concluir.

A primeira vistoria ao imóvel levou quase dois anos para ser efectuada após solicitações nesse sentido, acompanhadas de alertas para o estado em que o imóvel se encontrava. A Divisão de Educação acabou por ser transferida para outras instalações no Bairro do Saldanha já este ano. A realização da nova vistoria, com recurso a sondagens, recomenda agora a demolição imediata do edifício.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -