25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo alarga prevenção ao Covid-19 e Nuno Canta diz que vêm aí...

Montijo alarga prevenção ao Covid-19 e Nuno Canta diz que vêm aí mais medidas

Linha de Apoio Social para seniores e carenciados já foi lançada

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Montijo tem vindo a reforçar o planeamento e a prevenção à propagação do Covid-19, com pacotes de medidas profilácticas. Mas vão haver mais, antes de mais a pensar nos mais vulneráveis e nos mais carenciados.

A garantia foi dada pelo presidente da autarquia, Nuno Canta, durante a reunião do executivo municipal, realizada à porta fechada (excepto para a Comunicação Social) na última quarta-feira nos Paços do Concelho.

Uma das medidas lançadas passa pela disponibilização de uma Linha de Apoio Social, para amparar seniores e pessoas mais vulneráveis no decurso da pandemia. Esta linha permite a permanência em casa, em isolamento social, da população sénior e mais vulnerável, já que autarquia assegurará o levantamento e a entrega de medicamentos ou de produtos alimentares, além de outros apoios que venham a ser necessários.

- PUB -

Desta forma, as pessoas que estão sozinhas e que precisem de ajuda apenas têm de ligar para o 21 232 76 23 ou 21 232 77 47, entre as 8h00 e as 13h00 e das 13h30 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

“Precisamos de um governo local sólido e lúcido para manter os serviços essenciais à população e não deixar ninguém para trás”, lembrou Nuno Canta, que numa declaração inicial destacou o rol de medidas já implementadas pelo município. O autarca socialista lembrou o trabalho desenvolvido no combate à pandemia e cada um dos vereadores com pelouros fez um balanço às medidas implementadas nas respectivas áreas. Avançou também que, segundo informação recolhida junto das autoridades de saúde do Arco Ribeirinho, o Montijo “não apresenta nenhuma cadeia de transmissão activa de Covid-19”, não existindo até ao momento um único caso de contágio no concelho. Porém, acrescentou que duas das pessoas infectadas na região de Lisboa e Vale do Tejo são montijenses. “Nasceram no Montijo, mas trabalham em Lisboa e não fazem vida no concelho”, explicou, adiantando tratarem-se de duas mulheres: uma que “estava internada no Hospital de Santa Maria desde Novembro” e outra que “é médica”.

Oposição sugere e critica

- PUB -

Carlos Jorge de Almeida, vereador da CDU, apresentou um conjunto de 12 propostas à Câmara de prevenção à pandemia.

O comunista defendeu, entre outras, as seguintes medidas: o encerramento ao público de todos os serviços de atendimento e equipamentos da autarquia com excepção dos Paços do Concelho; o atendimento condicionado a um número máximo de pessoas por período; a garantia da recolha de resíduos e lavagem dos espaços onde estão colocados; e a redução de 50% de presença de funcionários, excepto nos serviços essenciais, por um período de quatro semanas, adoptando teletrabalho.

A esmagadora maioria já estão implementadas ou previstas pelo município e num ou noutro caso existem algumas diferenças no modelo implementado, como no caso da aplicação de “horários de trabalho desfasados em jornada contínua”, conforme foi explicado por Nuno Canta.

Já o vereador do PSD, João Afonso, mostrou-se crítico com a actuação da autarquia. O social-democrata considerou que as medidas têm de ser mais corajosas e sublinhou que não faz sentido a continuidade de funcionários em serviços, como a biblioteca ou o Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, que até estão encerrados ao público.

O autarca do partido laranja desafiou ainda o município a afectar “umas centenas de milhares de euros para compra de ventiladores para oferta ao Centro Hospitalar Barreiro-Montijo.

No final do debate em torno de acções de contenção do Covid-19, Nuno Canta sublinhou que a autarquia poderá trabalhar na isenção do pagamento de taxas. “Mas mesmo com medidas muito duras e corajosas, este vírus vai continuar a progredir”, alertou o socialista, a finalizar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -