29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijo“Carnaval do Montijo cresceu a todos os níveis”

“Carnaval do Montijo cresceu a todos os níveis” [com galeria]

Fernando Belo faz balanço e fala em 80 mil visitantes em dois dias. Os 1 350 figurantes, nove carros alegóricos mais um camelo puxado à mão tiveram “feedback muito positivo do público”, afirma o presidente da entidade organizadora

 

- PUB -

Fernando Belo, que preside à Associação Somos Peixinho – entidade responsável pela organização do desfile carnavalesco do Montijo, realizado no último domingo e repetido na terça-feira passada –, faz um balanço “extremamente positivo” à iniciativa, que ganhou outra dimensão este ano.

“Nesta edição, o Carnaval do Montijo cresceu em todos os aspectos: em recursos, em projecção – com promoções a nível nacional em vários canais televisivos e rádios – e também em número de visitantes, que rondou nos dois dias um total de cerca de 80 mil pessoas (40 mil no domingo e entre 35 a 40 mil na terça-feira)”, disse.

Em cada um dos dois dias saíram à rua “1 350 figurantes, nove carros alegóricos – mais um camelo [esculpido] puxado à mão [num atrelado] –, envolvendo a participação de 36 associações e grupos do concelho, como integrantes nos desfiles ou colaboradores na organização dos mesmos, em regime de voluntariado”, resumiu o responsável, destacando as reacções muito favoráveis sentidas localmente.

- PUB -

“O ‘feedback’ foi bastante positivo, como é possível constatar nas redes sociais. Houve um sentimento generalizado de felicidade, de que tudo correu bem, muitos parabéns, com as pessoas em comunhão com o seu Carnaval”, comentou, adiantando que a segurança do evento foi “cem por cento” eficaz, sem registo de qualquer acidente. “Houve apenas um caso de uma pessoa que tropeçou numa baia e que foi prontamente assistida.”

Joacine, Costa, Marcelo e os autarcas locais

De entre os carros alegóricos, Fernando Belo elegeu, a título pessoal, um como preferido. “O de Joacine, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa”, apontou, revelando que o carro que mais impressionou os autarcas locais “foi o que retratava a temática de Hollywood”. Já aquele que carregava figuras caricaturadas do executivo camarário, com as piscinas municipais como tema, foi, segundo o responsável, “bem recebido por todos os eleitos, desde a gestão à oposição”. De resto, a elaboração dos carros alegóricos mereceram o elogio rasgado do presidente da Associação Somos Peixinho. “Foi um grande trabalho de Ricardo Contramestre, José Canana e restante equipa.”

- PUB -

Fernando Belo destacou ainda a participação de jovens voluntários da Escola Profissional do Montijo e, pela primeira vez, também da Escola Secundária Jorge Peixinho. Estes últimos aportaram aos corsos uma vertente de eco-evento, que se saldou pelo sucesso.
“No final dos desfiles não houve as habituais garrafas de plástico espalhadas pelo chão. Durante o trajecto, foram recolhendo-as junto do público. Quando acabou, apenas se viam papelinhos e serpentinas no chão”, observou.

Quanto aos bailes realizados na Praça da República, logo após os desfiles, o responsável também considerou que esta foi uma aposta ganha. “Foram um êxito. Houve até algumas pessoas a reclamarem por quererem que se prolongassem por mais tempo”, rematou.

Edna Pimenta nos bailes do próximo ano

A próxima edição do Carnaval do Montijo – evento que este ano teve um orçamento de cerca de 70 mil euros – já começou, inclusive, a ser preparada, admitiu o líder da Somos Peixinho. “Já temos os bailes para o próximo ano contratados com a artista Edna Pimenta. Vai abrilhantar os dois bailes que se seguem aos desfiles na Praça da República. Já começámos a trabalhar”, desvendou o responsável.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -