20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoDia da Freguesia celebra-se este domingo com entrega da Barca Aldegalega

Dia da Freguesia celebra-se este domingo com entrega da Barca Aldegalega

Fernando Caria explica a atribuição do galardão quer à associação quer à médica-dentista. ‘Quem trabalha em prol da comunidade, sem nada querer receber, é meritório de ser distinguido’, justifica

A Associação Somos Peixinho e médica-dentista Susana Falardo Ramos vão ser homenageados este ano com a distinção de mérito “Barca Aldegalega”, atribuída pela Junta de Montijo e Afonsoeiro, durante a comemoração do Dia da Freguesia, no próximo domingo. A cerimónia está agendada para as 21h30 e terá como vem sendo hábito lugar no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida.
Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, justifica a atribuição dos galardões com o trabalho solidário que quer a associação quer Susana Falardo Ramos têm desenvolvido na comunidade.
“Nesta junta damos valor a um aspecto muito importante, que continua a ser a solidariedade. Quem trabalha em prol da comunidade, sem nada querer receber, é meritório de ser distinguido”, começa por lembrar o autarca, juntando: “É o caso da Somos Peixinho, que está praticamente só vocacionada para a solidariedade. Todo o trabalho que têm é em prol da comunidade e quando conseguem arranjar alguma receita distribuem-na por instituições de carácter social do concelho”.
Susana Falardo Ramos, adianta, também se destaca no capítulo da solidariedade. “Faz voluntariado há bastante tempo. Mas também por aquilo que é enquanto profissional. Tem levado o nome do Montijo, e de Portugal, além-fronteiras, como a Espanha ou aos Estados Unidos da América”, salienta.
Sobre a comemoração do Dia da Freguesia, Fernando Caria revela que a primeira parte da cerimónia será ocupada pela “entrega das distinções”. Na segunda parte, “haverá um concerto com Hélder Moutinho, fadista, irmão de Camané”.
A associação nasceu há cinco anos e tem vindo a distinguir-se através da dinamização de várias actividades recreativas, lúdicas, sempre com cariz solidário, e, sobretudo, pela criação e organização de um evento desde 2015, o Grande Piquenique ‘Somos Peixinho’.
Já Susana Falardo Ramos tem vindo a destacar-se profissionalmente, a nível nacional e internacional, na área da ortodontia, sendo reconhecida como uma das principais especialistas ao nível da medicina dentária do sono, como o atesta a distinção que lhe foi atribuída pela European Academy of Dental Sleep.
A Barca Aldegalega, recorde-se, foi instituída no final da década de 90 do século passado – o primeiro galardão foi atribuído em 1999 – e visa homenagear personalidades, entidades e/ou associações locais que se notabilizaram em prol do território montijense.

- PUB -

Junta lança livro de Cláudia Prata
À margem do Dia da Freguesia, já amanhã, a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro vai proceder ao lançamento do livro intitulado “Lídia”, obra de poesia da autoria de Cláudia Prata. A sessão realiza-se pelas 16h00 no salão nobre da junta de freguesia. Um momento com significado especial, conforme explica Fernando Caria.
“Lídia Pinho, que durante muitos anos foi trabalhadora da Junta de Freguesia do Montijo, partiu cedo demais. Foi sempre uma funcionária de grande dedicação, profissionalismo e companheirismo, quer para os colegas quer para os vários executivos da junta”, destaca o autarca, lembrando que a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro apoiou a edição da obra desde o primeiro momento.
O livro representa uma homenagem de Cláudia Prata à sua mãe, Lídia Pinho, que faleceu quando a autora tinha sete anos.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -