20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoFreguesias vão encaixar cerca de 664 mil euros

Freguesias vão encaixar cerca de 664 mil euros

Nuno Canta rubricou acordos com os presidentes de junta. E vinca que foi assim cumprida uma promessa assumida na campanha eleitoral com as cinco autarquias locais

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal do Montijo e os cinco presidentes de junta do concelho assinaram, na última terça-feira, os acordos de execução de delegação de competências que vão permitir transferir para as freguesias um total de 663 mil e 978 euros no presente mandato. Os acordos foram rubricados na Ermida de Santo António, na Quinta do Pátio d’ Água.

“Com este acto, cumprimos uma promessa assumida com as juntas de freguesia durante a campanha eleitoral”, disse Nuno Canta, presidente da Câmara. “O Montijo não é só feito pela Câmara e pelos serviços municipais, é feito por todos nós, pelas freguesias e pelos cidadãos. Com estes acordos, cada um assume as suas responsabilidades com a comunidade e com a democracia”, adiantou o socialista.

Os novos acordos representam um aumento de 163 mil 721 euros face aos anteriores, um crescimento desde logo justificável pelo importante papel desempenhado pelos autarcas nas juntas de freguesia. “As nossas freguesias foram capazes de realizar uma gestão em proximidade, gerando confiança nas pessoas e, com isso, temos resolvido muitos dos problemas das populações.”

- PUB -

Entre as competências ao abrigos dos acordos de execução incluem-se, entre outros, a conservação dos espaços verdes, a limpeza da via e espaços públicos, a realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, a manutenção do espaço envolvente aos estabelecimentos escolares ou a reparação do mobiliário urbano.

O município vai transferir as seguintes verbas: 170 798, 72 euros para a Junta da União das Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia; 52 809, 34 euros para a Junta de Freguesia de Canha; 173 577, 40 euros para a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro; 185 603, 03 euros para a Junta da União das Freguesias de Pegões; 81 189, 98 euros para a Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -