27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoMONTIJO | Nuno Canta em presidência aberta pelas instituições de solidariedade do...

MONTIJO | Nuno Canta em presidência aberta pelas instituições de solidariedade do concelho

Comitiva liderada pelo presidente Nuno Canta visitou Sol dos Meninos, Cercima, Casa Abrigo e Cantina Social

O presidente da Câmara Municipal do Montijo tem vindo a realizar um périplo pelas instituições particulares de solidariedade social do concelho, com o intuito de reforçar a proximidade e parceria com estas entidades. Conferir “maior visibilidade às respostas qualificadas que o município e estas instituições proporcionam na rede social local, regional e, até mesmo, nacional” é também objectivo desta campanha de “presidência aberta”, salienta a autarquia.

- PUB -

Acompanhado pelos vereadores Ricardo Bernardes e Sara Ferreira e por Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Nuno Canta visitou, na última terça-feira, o Centro de Acolhimento Temporário Sol dos Meninos do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro e a Cercima. No dia seguinte, a comitiva visitou a Casa Abrigo da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição e a Cantina Social da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.

“No Sol dos Meninos, os autarcas tiveram oportunidade de verificar as melhorias que têm sido realizadas nas infra-estruturas da instituição, que permitem dar mais conforto às 12 crianças que, actualmente, ali residem. Foram, ainda, abordadas algumas necessidades mais prementes, nomeadamente a reparação de um corrimão na escada de acesso ao primeiro andar e a aquisição de uma nova máquina de lavar roupa, que a Câmara e a Junta assumiram o compromisso de resolver, assim que seja possível”, revela o gabinete de comunicação da edilidade.

A visita à Cercima “permitiu um contacto directo com os 90 utentes que estão presentes nas actividades diárias que decorrem naquele espaço”. A Cercima, recorde-se, presta apoio a mais de mil pessoas com necessidades especiais dos concelhos de Montijo e Alcochete, promovendo a sua inclusão social e o desenvolvimento das suas competências pessoais.

- PUB -

Casa Abrigo e Cantina Social

Seguiu-se, na quarta-feira, a visita à Casa Abrigo, valência da União Mutualista que “presta uma resposta de âmbito nacional, ao nível da violência contra as mulheres”. Segundo a autarquia, também nesta instituição “são necessárias algumas pequenas intervenções” que Nuno Canta “assumiu a responsabilidade de a Câmara executar”.

Na Cantina Social foi possível “verificar o trabalho de grande importância social” que este projecto realiza “junto das pessoas e das famílias economicamente mais vulneráveis” do concelho. Neste momento, semanalmente, a Cantina Social “dá apoio alimentar a 29 famílias, a nove instituições do concelho e a 15 famílias do Plano de Emergência Familiar”. Diariamente, acrescenta o município, “deslocam-se à Cantina Social cerca de 40 utentes” para fazerem as suas refeições.

- PUB -

“Com o apoio da Câmara, o espaço da Cantina Social tem sofrido diversas intervenções, como a aquisição de uma arca frigorífica ou o asfaltamento do espaço de acesso, por exemplo, que permitiram qualificar esta resposta social”, realça a autarquia.

“Nesta época de Natal, com esta presidência aberta junto das IPSS, a Câmara Municipal do Montijo pretende reforçar a proximidade e parceria com estas instituições e conferir maior visibilidade às respostas qualificadas que o município e estas instituições proporcionam na rede social local, regional e, até mesmo, nacional”, sublinha a edilidade a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -