1 Junho 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMONTIJO | Nuno Canta em presidência aberta pelas instituições de solidariedade do...

MONTIJO | Nuno Canta em presidência aberta pelas instituições de solidariedade do concelho

Comitiva liderada pelo presidente Nuno Canta visitou Sol dos Meninos, Cercima, Casa Abrigo e Cantina Social

O presidente da Câmara Municipal do Montijo tem vindo a realizar um périplo pelas instituições particulares de solidariedade social do concelho, com o intuito de reforçar a proximidade e parceria com estas entidades. Conferir “maior visibilidade às respostas qualificadas que o município e estas instituições proporcionam na rede social local, regional e, até mesmo, nacional” é também objectivo desta campanha de “presidência aberta”, salienta a autarquia.

- PUB -

Acompanhado pelos vereadores Ricardo Bernardes e Sara Ferreira e por Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Nuno Canta visitou, na última terça-feira, o Centro de Acolhimento Temporário Sol dos Meninos do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro e a Cercima. No dia seguinte, a comitiva visitou a Casa Abrigo da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição e a Cantina Social da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.

“No Sol dos Meninos, os autarcas tiveram oportunidade de verificar as melhorias que têm sido realizadas nas infra-estruturas da instituição, que permitem dar mais conforto às 12 crianças que, actualmente, ali residem. Foram, ainda, abordadas algumas necessidades mais prementes, nomeadamente a reparação de um corrimão na escada de acesso ao primeiro andar e a aquisição de uma nova máquina de lavar roupa, que a Câmara e a Junta assumiram o compromisso de resolver, assim que seja possível”, revela o gabinete de comunicação da edilidade.

A visita à Cercima “permitiu um contacto directo com os 90 utentes que estão presentes nas actividades diárias que decorrem naquele espaço”. A Cercima, recorde-se, presta apoio a mais de mil pessoas com necessidades especiais dos concelhos de Montijo e Alcochete, promovendo a sua inclusão social e o desenvolvimento das suas competências pessoais.

- PUB -

Casa Abrigo e Cantina Social

Seguiu-se, na quarta-feira, a visita à Casa Abrigo, valência da União Mutualista que “presta uma resposta de âmbito nacional, ao nível da violência contra as mulheres”. Segundo a autarquia, também nesta instituição “são necessárias algumas pequenas intervenções” que Nuno Canta “assumiu a responsabilidade de a Câmara executar”.

Na Cantina Social foi possível “verificar o trabalho de grande importância social” que este projecto realiza “junto das pessoas e das famílias economicamente mais vulneráveis” do concelho. Neste momento, semanalmente, a Cantina Social “dá apoio alimentar a 29 famílias, a nove instituições do concelho e a 15 famílias do Plano de Emergência Familiar”. Diariamente, acrescenta o município, “deslocam-se à Cantina Social cerca de 40 utentes” para fazerem as suas refeições.

- PUB -

“Com o apoio da Câmara, o espaço da Cantina Social tem sofrido diversas intervenções, como a aquisição de uma arca frigorífica ou o asfaltamento do espaço de acesso, por exemplo, que permitiram qualificar esta resposta social”, realça a autarquia.

“Nesta época de Natal, com esta presidência aberta junto das IPSS, a Câmara Municipal do Montijo pretende reforçar a proximidade e parceria com estas instituições e conferir maior visibilidade às respostas qualificadas que o município e estas instituições proporcionam na rede social local, regional e, até mesmo, nacional”, sublinha a edilidade a concluir.

This slideshow requires JavaScript.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Tony Carreira e Expensive Soul juntam-se a Calema nas Festas de São Pedro em Montijo

Calema abrem as comemorações que arrancam a 27 de Junho e se prolongam até 3 de Julho

Três carros assaltados junto ao Tribunal de Setúbal

Assaltantes partiram vidros das viaturas e roubaram bens do interior

Novo 10 reabre portas apesar de polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Caso conhece novos avanços a 2 de Junho, data em que arranca o julgamento
- PUB -