26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoConstrução de novo hospital divide cabeças-lista no Montijo

Construção de novo hospital divide cabeças-lista no Montijo

João Afonso (PSD/CDS-PP) defendeu proposta de construção de novo hospital a suportar pela autarquia. Carlos Jorge de Almeida (CDU) e Cipriano Pisco (BE) são pelo investimento do Governo. Filipe Rodrigues (PAN) diz que a alimentação saudável vem antes de qualquer infra-estrutura

Helena Correia

- PUB -

Quatro dos sete cabeças-de-lista à Câmara Municipal do Montijo participaram no debate promovido pelo grupo do Facebook “Montijo – sem censura e com cultura”, na última quinta-feira, para discutir a área da saúde. A iniciativa juntou no Jardim da Casa Mora 110 pessoas que ao longo de cerca de três horas, ouviram as posições defendidas pelos candidatos João Afonso (PSD/CDS-PP), Carlos Jorge de Almeida (CDU), Cipriano Pisco (BE) e Filipe Rodrigues (PAN). Os restantes cabeças-de-lista declinaram o convite para participar.

O objectivo inicial era abordar várias necessidades e soluções dentro da temática da saúde, mas o modelo de financiamento proposto pela coligação “Muito Mais Montijo” (PSD/CDS-PP) para construção de um novo hospital centrou atenções. O candidato João Afonso sugere que a infra-estrutura seja totalmente custeada pela Câmara Municipal do Montijo, através de pelo menos 12 milhões de euros. O cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS-PP defende que a gestão do hospital – cuja edificação apresenta no seu programa eleitoral – seja entregue às instituições particulares de solidariedade social locais (IPSS).

Cipriano Pisco (BE) discordou, considerando que o que o PSD e o CDS sugerem é uma parceria público-privada. Carlos Jorge de Almeida (CDU) também refutou a proposta da lista de João Afonso, justificando que essa “não é uma estratégia para a saúde pública”. Quanto PAN, Filipe Rodrigues considerou que, mais do que fazer infra-estruturas, é necessária uma alimentação saudável para prevenir doenças.

- PUB -

João Afonso foi o primeiro a intervir, opinando que a saúde é o problema mais sério que existe no concelho do Montijo. Segundo o candidato, com a criação do Centro Hospital Barreiro Montijo, o Hospital do Montijo perdeu vários profissionais e valências, agora concentradas na cidade do Barreiro. Lembrou que o protocolo que a Câmara assinou em 2007 com o Governo foi “grosseiramente incumprido” e que a população está agora, em 2017, muito pior servida, em termos de saúde, do que em 2007. A solução, defende, passa por um novo hospital, baseado num “modelo de cooperação entre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), as IPSS do concelho e a Câmara”, tendo esta última o papel decisivo de colocar o hospital como eixo central de uma política de saúde.

O cabeça-de-lista do PSD/CDS-PP deu o exemplo da Unidade Hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, que trabalha em articulação com o SNS.

Filipe Rodrigues defendeu uma “melhor rentabilização e optimização dos recursos já existentes”. Para o candidato do PAN, em vez de novas infra-estruturas, “deve-se pensar em formas de evitar que as pessoas fiquem doentes”. Nesse contexto, adiantou, deve ser feita uma aposta em nutricionistas, na promoção de hábitos saudáveis e sustentáveis, bem como adquirir alimentos aos produtores locais.

- PUB -

CDU e BE contra financiamento autárquico

A CDU quer um equipamento diferente e sustentado pela tutela. “Toda a gente sabe que a CDU defende, há muito, que exista um novo hospital público em Montijo, que não sirva só a sua população, mas que possa servir também a população de Alcochete, a de Pinhal Novo e, eventualmente, a de Vendas Novas”, afirmou Carlos Jorge de Almeida. Além de uma eventual futura construção por parte do Governo, o cabeça-de-lista da CDU considera que o protocolo assinado em 2007 para criação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo tem de ser cumprido. “O Governo da República, em nome do Estado Português, tem que honrar o compromisso que assumiu e, pelo menos colocar, o que existe em condições de poder prover o nosso direito à saúde”, vincou.

Cipriano Pisco posicionou-se, nesta matéria, ao lado da CDU. “Não estamos de acordo com um hospital nas condições que o PSD e o CDS defendem. Achamos que a Câmara não tem de investir 15, 20, 30 milhões para fazer um hospital, e depois entregá-lo a uma gestão. Isto é uma parceria público-privada”, justificou o candidato do BE.

O bloquista recordou também que a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde tem um hospital, “mas foi a Misericórdia de Vila do Conde que o fez”. O cabeça-de-lista do BE defendeu também que a Câmara tem de ter uma intervenção mais activa junto do Governo, a fim de se suprir as necessidades do hospital existente.

João Afonso argumentou que é possível seguir outros modelos “desde que não haja preconceitos”. Salientou que o importante é ter outra opção e não se o hospital “é totalmente público ou parcialmente público”.

Médicos pronunciaram-se

A gestão pública/privada foi também abordada por alguns espectadores, incluindo médicos e outros profissionais de saúde, o que voltou a colocar João Afonso no centro do debate. Francisco Prates afirmou que “a Unidade Hospitalar da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde tecnicamente é uma clínica privada onde as pessoas pagam”. Lembrou que o Montijo já tem um hospital e que é necessário dinamizar a rede de cuidados primários.

Já o médico Fernando Guerra, dirigindo-se ao candidato da CDU, opinou que não se trata de “dar todo o poder de acção às misericórdias, mas usar as misericórdias como um elemento que irá reforçar o SNS”.

A médica Ana Raposo Marques, convidada para a sessão, disse não ter uma opinião concreta sobre o modelo proposto pela coligação, uma vez que João Afonso ainda não tem resposta para todas as questões de funcionamento, como é o caso do preço das taxas e se estas seriam iguais às que se praticam nos hospitais públicos.

Quanto à sugestão da localização para o novo hospital, junto à zona ribeirinha, o arquitecto Alexandre Berardo, que foi convidado para o debate, falou em “oito condicionantes”, como o tempo que os veículos demoram a entrar e a sair da cidade e argumentou que a localização ideal para o edifício seria na entrada da cidade do Montijo. Neste caso, João Afonso explicou que a construção junto à zona ribeirinha representa custos muito menos avultados, já que o terreno nessa zona já tem infra-estruturas básicas.

 

Iniciativa custou 208 euros e permitiu doar 90 aos bombeiros do concelho

A utilização do Jardim da Casa Mora para a realização da iniciativa teve o custo de 208 euros. No final do debate, foi feita uma angariação para ajudar a pagar esse valor. Foram angariados 298 euros, o que permitiu à organização doar a verba em excesso (90 euros) às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Montijo e Canha.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -