Universidade Sénior parte para novo ano lectivo com 365 alunos

Universidade Sénior parte para novo ano lectivo com 365 alunos

Universidade Sénior parte para novo ano lectivo com 365 alunos

Aulas iniciam-se na próxima segunda-feira. Oferta engloba mais de 40 disciplinas em sete áreas distintas

Tantas inscrições como o total de dias de um ano, 365, mais de 50 novos alunos e 41 disciplinas teóricas, distribuídas por sete áreas de conhecimento. É assim que a Universidade Sénior da Moita (UniSeM) vai abraçar o novo ano lectivo. O início das aulas está agendado para a próxima segunda-feira, 21, ao abrigo da “Quinzena da Educação”, promovida pelo município.

- PUB -

“Novos saberes e projectos de vida: o prazer de partilhar e aprender” é o mote para esta nova época lectiva, que já começou a “mexer”.

Ontem, pela manhã, teve lugar no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, a sessão de recepção aos alunos, que englobou a apresentação das actividades e do calendário escolar para 2024-2025. Mas, a primeira acção, de preparação para a nova etapa escolar, decorreu na véspera, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, com uma conferência dinamizada pela UniSeM.

“A UniSeM é um projecto com uma forte dimensão social e humana, orienta-se pelos princípios do envelhecimento activo e tem como um dos principais objectivos promover a aprendizagem ao longo da vida, de ensino informal, proporcionando um espaço de crescimento intelectual, social e cultural”, lembrou António Carlos Pereira, vereador da Educação, durante a abertura, citado em nota de Imprensa do município. “Ao abraçar a ideia de que o conhecimento não tem idade, este projecto incentiva a partilha de saberes, a construção de novos projectos de vida e a valorização da experiência acumulada pelos seus alunos e professores”, frisou.

- PUB -

A conferência prosseguiu à tarde com as intervenções de Miguel Feio, coordenador da Escola Associada da UNESCO, e Álvaro Cidrais, da Lado Bom Cooperativa de Solidariedade Social. “O caminho da educação como fonte inesgotável de renovação e crescimento” e “Felicidade e gestão do envelhecimento” foram, respectivamente, os temas abordados pelos dois oradores.

A iniciativa contou ainda com apontamentos culturais, a cargo dos alunos das turmas de cavaquinhos, cante alentejano, tuna e danças e cantares tradicionais portuguesas.
As pautas com as listas dos alunos admitidos vão ser afixadas nas juntas de freguesia do concelho.

Amanhã Recepção à comunidade educativa

- PUB -

A recepção à comunidade educativa, também inserida na “Quinzena da Educação”, realiza-se esta sexta-feira entre as 18 e as 22 horas no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita. A iniciativa vai contemplar beberete e animação musical. A organização é da Câmara Municipal da Moita, que conta com o apoio das juntas de freguesia do concelho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -