Aulas iniciam-se na próxima segunda-feira. Oferta engloba mais de 40 disciplinas em sete áreas distintas
Tantas inscrições como o total de dias de um ano, 365, mais de 50 novos alunos e 41 disciplinas teóricas, distribuídas por sete áreas de conhecimento. É assim que a Universidade Sénior da Moita (UniSeM) vai abraçar o novo ano lectivo. O início das aulas está agendado para a próxima segunda-feira, 21, ao abrigo da “Quinzena da Educação”, promovida pelo município.
“Novos saberes e projectos de vida: o prazer de partilhar e aprender” é o mote para esta nova época lectiva, que já começou a “mexer”.
Ontem, pela manhã, teve lugar no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, a sessão de recepção aos alunos, que englobou a apresentação das actividades e do calendário escolar para 2024-2025. Mas, a primeira acção, de preparação para a nova etapa escolar, decorreu na véspera, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, com uma conferência dinamizada pela UniSeM.
“A UniSeM é um projecto com uma forte dimensão social e humana, orienta-se pelos princípios do envelhecimento activo e tem como um dos principais objectivos promover a aprendizagem ao longo da vida, de ensino informal, proporcionando um espaço de crescimento intelectual, social e cultural”, lembrou António Carlos Pereira, vereador da Educação, durante a abertura, citado em nota de Imprensa do município. “Ao abraçar a ideia de que o conhecimento não tem idade, este projecto incentiva a partilha de saberes, a construção de novos projectos de vida e a valorização da experiência acumulada pelos seus alunos e professores”, frisou.
A conferência prosseguiu à tarde com as intervenções de Miguel Feio, coordenador da Escola Associada da UNESCO, e Álvaro Cidrais, da Lado Bom Cooperativa de Solidariedade Social. “O caminho da educação como fonte inesgotável de renovação e crescimento” e “Felicidade e gestão do envelhecimento” foram, respectivamente, os temas abordados pelos dois oradores.
A iniciativa contou ainda com apontamentos culturais, a cargo dos alunos das turmas de cavaquinhos, cante alentejano, tuna e danças e cantares tradicionais portuguesas.
As pautas com as listas dos alunos admitidos vão ser afixadas nas juntas de freguesia do concelho.
Amanhã Recepção à comunidade educativa
A recepção à comunidade educativa, também inserida na “Quinzena da Educação”, realiza-se esta sexta-feira entre as 18 e as 22 horas no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita. A iniciativa vai contemplar beberete e animação musical. A organização é da Câmara Municipal da Moita, que conta com o apoio das juntas de freguesia do concelho.