Joaquim Raminhos é o novo coordenador pedagógico do projecto municipal, tendo sido nomeado pelo actual executivo no final de Dezembro
O salão nobre da autarquia moitense acolheu esta terça-feira, uma reunião com a equipa de formadores da UniSeM – Universidade Sénior da Moita, onde esteve presente a vice-presidente do município, Sara Silva, que saudou a disponibilidade dos educadores em continuarem a colaborar com este projecto, que viu a sua actividade ser interrompida em resultado da pandemia.
A autarca referiu-se ao trabalho desenvolvido por toda a equipa técnica e ao novo coordenador pedagógico, o professor Joaquim Raminhos, que a convite do actual executivo assume agora estas funções.
Dirigida pelo vereador que tutela a divisão da Educação naquela Câmara Municipal, António Pereira, nesta reunião, o responsável agradeceu a presença de todos os formadores, assim como a sua disponibilidade em integrarem o projecto, tendo manifestado o seu regozijo pelo facto de o docente ter ocupado estas funções.
O vereador destaca a importância da retoma da Universidade Sénior, contribuindo assim para o desenvolvimento social, cultural e pessoal de todos os intervenientes, proporcionando aprendizagens ao longo da vida e enriquecendo a comunidade.
Joaquim Raminhos, por sua vez, agradeceu o convite que lhe foi formulado, mostrando-se satisfeito pela presença da equipa formadora, que considerou ser “um dos pilares fundamentais que permitem a existência e continuidade deste projecto”, sublinhou.
“Com o empenho e trabalho colaborativo de toda a equipa, conseguir-se-á dar um passo em frente, para que a UniSeM atinja os seus objectivos”, acrescentou, salientando o facto do projecto permitir “romper situações de solidão” e “o enriquecimento pessoal e social de todos os participantes”.
259 formandos já inscritos no ano lectivo 2022/2023
Ao que O SETUBALENSE apurou, a actividade da UniSeM será retomada na segunda quinzena de Março, tendo em consideração as áreas disciplinares anteriormente delineadas, para os cerca de 250 formandos já inscritos, que oportunamente serão contactados e informados sobre os horários e locais de funcionamento das aulas.
Na sessão foi ainda comunicada a intenção de alargamento a novas áreas disciplinares e o o início de todos os procedimentos para que a Universidade Sénior participe em projectos europeus, no âmbito do Programa ERASMUS.
Acrescente-se que a escolha de Joaquim Raminhos para ser o novo coordenador pedagógico, adveio do conhecimento adquirido pelo responsável na área do ensino e pela experiência autárquica obtida, tendo desempenhado anteriormente as funções de director do Centro de Formação de Escolas dos concelhos do Barreiro e Moita, possuindo um percurso de 26 anos nesta área.
A Universidade Sénior da Moita, recorde-se, está aberta à participação de todos os munícipes com idades a partir dos 55 anos.
As novas inscrições, que terão os seus reflexos práticos no ano lectivo 2022/2023, deverão ocorrer a partir de Junho, na divisão de Assuntos Sociais, na zona envolvente à Praça de Touros da Moita. Para mais informações, os interessados poderão contactar a UniSeM (210 891 000).