Universidade Sénior da Moita enche auditório da biblioteca com conferência no arranque do ano letivo

Universidade Sénior da Moita enche auditório da biblioteca com conferência no arranque do ano letivo

Universidade Sénior da Moita enche auditório da biblioteca com conferência no arranque do ano letivo

Manuel Pinto Coelho, médico e escritor, Carlos Andrade, vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas, e Hortense de Pedroso, coordenadora da Universidade Sénior de Freixo de Espada à Cinta, foram os oradores

A conferência “Vida, Saúde e Longevidade com Qualidade” marcou, na última terça-feira, o início do novo ano letivo da Universidade Sénior da Moita (UniSeM). A iniciativa lotou o auditório da Biblioteca Bento de Jesus Caraça e permitiu aprofundar conhecimento sobre as melhores práticas e meios para se alcançar um envelhecimento ativo com bem-estar.

- PUB -

Manuel Pinto Coelho, médico e escritor, Carlos Andrade, vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas, e Hortense de Pedroso, coordenadora da Universidade Sénior de Freixo de Espada à Cinta, foram os oradores convidados.

Depois de aberta a sessão, com intervenções de Dália Sousa, coordenadora da UniSeM, e do vereador António Carlos Pereira – que realçou a importância daquele projeto sénior: “Mais do que acrescentar anos à vida, procuramos acrescentar vida aos anos”, frisou –, Manuel Pinto Coelho revelou as práticas que devem ser adotadas para se ter uma vida longa e saudável. O segredo, desvendou, está numa alimentação cuidada, sem consumo de produtos “brancos”, como massas, arroz, batata e leite, na manutenção de níveis de vitamina D (apanhar Sol é fundamental) e, sobretudo, na prevenção.

Carlos Andrade debruçou-se sobre as respostas sociais para a população idosa e destacou a necessidade de integrar tecnologia, já disponível mas ainda não utilizada, na prestação de cuidados de proximidade.

- PUB -

Já Hortense de Pedroso apresentou o projeto da Universidade Sénior de Freixo de Estada à Cinta (USFESC), com a qual o município da Moita tem um protocolo de geminação. A sessão foi abrilhantada com a atuação musical de um grupo da USFESC.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não