Iniciativa vai ter lugar no Salão Paroquial de São José, no dia 1 de Dezembro
Sensibilizar a população para a protecção ambiental é, em sentido lato, o objectivo do terceiro colóquio que o Stella Maris da Moita vai levar a efeito, pelas 15h30 do próximo dia 1, no Salão Paroquial de São José.
O evento, subordinado ao tema “Tejo Limpo + Vida”, visa “consciencializar as populações locais para a necessidade premente de mudança de comportamentos”, em face “dos resíduos que são produzidos e do impacto que têm na vida do estuário do Tejo e nas suas margens”, revela o Stella Maris da Paróquia da Moita.
A actividade, adianta, é dirigida “à população, às escolas, a empresas e a outras entidades”, no sentido de colocarem “entre as suas prioridades o Ambiente e a sustentabilidade da zona onde vivem ou trabalham”.
“No caso de empresa e entidades públicas, o objectivo é que reconheçam a importância de proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de participar em experiências de educação e desenvolvimento social e pessoal. Desta forma, aliamos as mais-valias do trabalho de equipa à responsabilidade social e incentivamos a partilha de conhecimento e de boas práticas”, faz notar a organização, ao mesmo tempo que alerta para os impactos da poluição em áreas costeiras.
“O lixo marinho, presente em todos os rios, mares e zonas costeiras do mundo, constitui uma ameaça para a saúde humana, para a vida selvagem e para os ecossistemas. Estes resíduos podem ter diferentes dimensões e podem demorar centenas de anos a degradar-se.”
A concluir, o Stella Maris da Moita deixa um apelo à consciencialização colectiva. “Todos contribuímos para este flagelo e todos podemos ajudar a travá-lo, mudando comportamentos e optando por soluções responsáveis e sustentáveis”.
Os interessados em participar no colóquio devem confirmar presença através dos contactos seguintes: apostoladodomar@gmail.com ou 937431837.