Cruz e imagem da Nossa Senhora vão ser transportadas até ao Campo da Graça em cerimónia religiosa
O Rio Tejo vai ganhar expressão com o Festival Marítimo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 responsável por levar a cruz e a imagem de Nossa Senhora pelo mar até ao Parque Tejo (Campo da Graça), numa cerimónia que integra o evento religioso que decorre entre os dias 1 e 6 de Agosto.
A procissão, organizada pelo Stella Maris da Moita, quer mostrar à Igreja a importância do mar e de todos aqueles que têm crença em Nossa
Senhora.
“Esperamos que todos compreendam a marca marítima que este gesto pretende deixar a todos. Embora os barcos típicos estejam de entrada, rio acima, desejamos que seja tudo isto um sinal de saída, como o Papa Francisco tanto tem insistido”. As palavras, ditas
à agência ECCLESIA, são de Sílvio Couto, pároco da Moita e coordenador do Stella Maris – devoção das gentes do mar em protecção da Virgem Maria – da mesma paróquia.
As imagens vão percorrer o rio num varino de água acima, do município da Azambuja, e chegará ao Campo da Graça no sábado, dia 5 de Agosto, sendo depois descarregado por jovens avieiros trajados.
O padre, que foi director nacional do Apostolado do Mar entre 2008 e 2014 refere que o evento é muito importante para os devotos que têm uma grande ligação à fé cristã nestas zonas marítimas. “Há uma forma muito própria de viver a fé cristã nestas zonas marítimas”.
“A água é elemento essencial das grandes expressões religiosas, tanto ao nível cultural, como na dimensão espiritual. Precisamos desta força com elo de ligação a tantos que po-
dem não ter a nossa vivência religiosa”, acrescenta ainda.
O Festival Marítimo da JMJ 2023 é organizado pelo Stella Maris da Moita que, de 2 a 6 de Agosto, vai mostrar “vivências, tradições e culturas” na Doca da Marinha e no Parque Tejo, em Lisboa.
A peregrinação por mar é uma iniciativa que já tinha sido apresentada a D. Daniel Henrique que acolheu bem a iniciativa, com o seu falecimento em 2022, o projecto acabou por ficar sem efeito. Foi depois mostrado a D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, tendo sido depois apresentado o projecto para a sua concretização.