Este ano o evento registou maior número de romeiros inscritos de sempre, fruto de controlo mais eficiente
A Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo, que terminou no Domingo, é considerada a melhor de sempre sobretudo por ter decorrido de forma mais organizada, apurou o DIÁRIO DA REGIÃO no local, junto de participantes e autarcas, em Viana no Alentejo.
Este ano houve mais uma centena de romeiros inscritos, fruto de um melhor acompanhamento e controlo por parte da organização que conseguiu combater de maneira mais eficiente a participação informal de cavaleiros que, todos os anos, têm vindo a infiltrar-se no cortejo sem qualquer vínculo.
Os autarcas dos dois concelhos, ouvidos pelo DIÁRIO DA REGIÃO, fazem também um balanço desta XVII edição do evento.
“O balanço é amplamente positivo. Já no ano passado tinha corrido melhor e este ano houve mais inscrições, cerca de mais 100 romeiros inscritos, e mais público, tanto à partida, na Moita, como à chegada, em Viana do Alentejo”, disse Bengalinha Pinto, presidente da Câmara de Viana do Alentejo.
O autarca alentejano não soube precisar, mas refere que a festa, que é a maior do concelho, atrai “milhares de pessoas”.
O autarca da Moita, Rui Garcia, confirma que houve “mais participantes e mais público”.
“De ano para ano vamos afinando para que tudo corra sem incidentes”, diz Rui Garcia, sublinhando que “são 150 quilómetros” de percurso e concluindo que “o balanço é muito positivo”.
Este ano o tempo também ajudou, com temperaturas mais baixas – mas sem chuva – o que terá contribuído para que não se registasse qualquer baixa entre os animais.
Por parte da Junta de Freguesia de Alcaçovas, um dos locais onde a romaria pernoita, a presidente também considera que este ano foi melhor.
“Houve melhor organização e mais visitantes, tanto na pernoita em Alcaçovas como em Viana do Alentejo”, sustenta Sara Pajote.