Projecto-piloto de biorresíduos chega às escolas do concelho

Projecto-piloto de biorresíduos chega às escolas do concelho

Projecto-piloto de biorresíduos chega às escolas do concelho

Acção de sensibilização pretende captar a atenção das crianças para “as boas práticas ambientais”

 

O projecto-piloto de recolha de biorresíduos porta a porta, implementado no município da Moita há cerca de um ano, chega agora às escolas do concelho com o objectivo de captar a atenção das crianças para “as boas práticas ambientais”, nomeadamente à “necessidade de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos urbanos”.

- PUB -

A recolha de biorresíduos pela Câmara Municipal teve início a Janeiro do passado ano nas zonas do Chão Duro, Broega, Pinhal da Areia e Carvalhinho.

Por agora, a acompanhar o alargamento do projecto à União de Freguesias do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos com a distribuição de contentores individuais aos habitantes aderentes, a iniciativa pretende chegar também às crianças para que estas sejam sensibilizadas para a temática.

De acordo com nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal, é através de uma “abordagem lúdica e pedagógica” que se pretende explicar às crianças “a forma correcta de separar os resíduos, bem com o processo de transformação dos resíduos orgânicos fertilizantes para a agricultura e jardinagem”.

- PUB -

“No final de cada sessão, é oferecido às crianças um pequeno vaso com o produto final da transformação dos biorresíduos, ou seja, o composto, e ainda um lápis com sementes, para que percebam bem todo o ciclo de recolha e valorização dos biorresíduos”, pode ler-se em comunicado.

Até agora, a receptividade dos alunos à iniciativa tem sido “muito positiva”, com os professores a considerarem a acção de sensibilização “uma mais-valia para o ensino e aprendizagem das temáticas ambientais”, contribuindo assim para “a criação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”.

O projecto de recolha de biorresíduos resulta de uma candidatura da Câmara Municipal da Moita ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), co-financiado pelo fundo de coesão no âmbito do Programa Portugal 2020, que possuem como principais linhas orientadoras a “valorização dos resíduos enquanto recursos, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e o envolvimento dos cidadãos na adopção de práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente”.

- PUB -

O projecto pretende ainda abranger futuramente as localidades do Penteado e Brejos e a freguesia de Alhos Vedros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -