Inauguração contou com a presença do presidente do Sporting, Frederico Varandas e Tiago Fernandes, filho do antigo jogador e treinador
O antigo avançado e treinador de futebol Manuel Fernandes foi esta segunda-feira homenageado pelo município da Moita com a atribuição do seu nome a uma rua em Sarilhos Pequenos.
A inauguração contou com a presença do presidente do Sporting, Frederico Varandas, que recordou o orgulho do antigo capitão ‘leonino’ sobre a sua naturalidade.
“É um dever o presidente do Sporting estar aqui… Teria muitas histórias para contar com o Manuel Fernandes, mas o que interessa é o Manuel Fernandes para a instituição. Foi um dos maiores da nossa história – do Sporting – um dos maiores capitães e dizia, com muito orgulho, que era do Sporting e de Sarilhos [Pequenos]”, afirmou Varandas.
Na placa descerrada lê-se, além dos anos do nascimento e da morte: ‘Manuel Fernandes – Futebolista – Eterno Capitão’.
“Sim, era um desejo antigo do meu pai ter uma rua na terra dele com o seu nome. É muito importante, não só para ele enquanto figura do Desporto, mas também para a família, por ser uma pessoa de caráter, de respeito… Estará satisfeito, é a rua onde nasceu”, afirmou o filho Tiago Fernandes, também treinador de futebol.
Referência ofensiva do Sporting de 1975/76 a 1986/87, com 255 golos somados em 433 jogos e cinco conquistas – dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça -, o ex-avançado e treinador morreu em 27 de junho de 2024 aos 73 anos, após doença prolongada.
Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um ‘póquer’ nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos, tendo ainda representado, a nível de clubes, Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.
Após concluir a carreira como jogador, Manuel Fernandes manteve-se ligado ao futebol, como treinador, orientando Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Ovarense, Sporting, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Penafiel e União de Leiria, sendo que, pelo meio, treinou em Angola, no ASA.