Dia do Município com cerimónia de homenagem realizada nos Paços do Concelho
A Câmara da Moita distinguiu no total 14 personalidades, clubes e empresas com medalhas municipais de mérito no Dia do Município, 10 de Setembro, em cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho.
Com a Medalha de Honra do Município foram homenageados Neemias Queta, Lázaro Mendonça Silva, José Beira Mar e Manuel de Jesus Rilhó (estes dois últimos a título póstumo).
A Medalha de Mérito Artístico e Cultural foi entregue ao Grupo Coral Alentejano “O Sobreiro”, ao Clube União Banheirense “O Chinquilho” e a José Jorge da Vinha.
Galardoados com a Medalha de Mérito Desportivo foram Miguel Ângelo Marques e José Luís Lopes.
Foram ainda distinguidos, mas com a Medalha de Mérito Económico e Social, a Fundação Santa Rafaela Maria, a Loja Singer (Baixa da Banheira), o Pátio do Tejo, a SAM’S – Soluções em Alumínio e PVC, Lda., e o Rotary Club da Moita.
Além destas distinções honoríficas, a autarquia atribuiu ainda a Jorge Luís Campos a Medalha de Bons Serviços ao Município.
Carlos Albino, presidente da autarquia, discursou após um apontamento artístico do Coral Alentejano “O Sobreiro”, que abriu a cerimónia, e apelou a uma reflexão sobre o presente e o futuro do concelho. Nessa perspectiva, o autarca lembrou, entre outras, as obras do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, da Piscina Municipal da Moita e do Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes, já concretizadas. Ao mesmo tempo, salientou a reabilitação do Sítio das Marinhas, obra que será inaugurada já no próximo sábado, e o investimento realizado este ano na área da Educação.
O Dia do Município foi integrado nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que decorreram entre 6 e 15 deste mês.