Projecto municipal em espaço verde na Baixa da Banheira está orçado em mais de 630 mil euros
A abertura do concurso público para a construção da Instalação Simplificada de Atletismo no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo moitense. O contrato a celebrar, num valor que ascende a 630 mil euros, com um prazo de execução de 180 dias, segundo revelou a autarquia local, que prevê “uma série de valências desportivas” que vão permitir a realização, naquele espaço verde do concelho, de treinos de todas as provas de velocidade e barreiras.
Rui Garcia, presidente da Câmara, lembrou que o parque se transformou, nos últimos anos, “num grande ‘centro de produção’ de atletas e de atletismo”, com dois clubes que ali trabalham e desenvolvem as suas actividades e os seus treinos, criando desportistas de destaque em vários tipos de competições.
Na altura, o autarca referiu que, desde há muito tempo, era intenção do município criar um espaço que permitisse “o aprofundamento do treino e da preparação”, criando condições para o desenvolvimento das capacidades de muitos dos atletas que frequentam o espaço.
O presidente frisou que a Pista Simplificada de Atletismo vai criar condições “para todo o concelho e para os diversos clubes que actuam nesta modalidade […] para melhorarem o seu trabalho”, no sentido de obterem melhores resultados.
O projecto, revelou, conta com o necessário aconselhamento e acompanhamento da Federação e da Associação de Atletismo de Setúbal, tendo sido elaborado por um técnico especializado que reside neste concelho. Em termos de faseamentos temporais da obra, Rui Garcia anunciou também que o projecto “terá sempre uma incidência ainda nos últimos meses deste ano”, prolongando-se por 2022.
Refira-se que a instalação terá seis corredores de 130 metros, um sector de salto em altura e um de lançamento do peso, que permite realizar competições, bem como um sector destinado ao treino de lançamento do disco e martelo (limitado a lançamentos até 65 metros). A estes juntam-se uma área para salto em comprimento e triplo salto com duas caixas e um corredor de balanço, com toda a estrutura a ser “totalmente vedada” e a permitir a realização de treinos durante a noite.