O acordo visa a reconversão do antigo hospital numa resposta de hemodiálise com capacidade para 20 utentes em simultâneo
A reconversão do antigo hospital concelhio numa clínica de hemodiálise, em Alhos Vedros, ganhou força no último mês. A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros anunciou que celebrou um memorando de colaboração com a Nefrovida, entidade especializada em diálise. O acordo foi rubricado no passado dia 14, durante o 525.º aniversário da Misericórdia.
De acordo com Miguel Canudo, provedor da Santa Casa de Alhos Vedros, este foi “mais um passo na história da instituição”, que permitirá “recuperar o antigo hospital concelhio e reconvertê-lo numa clínica de hemodiálise, com resposta para 20 utentes em simultâneo”.
Porém, o projeto ainda tem de fazer muito caminho até à sua concretização, conforme deixa implícito Miguel Canudo. “Só com o esforço de muitos, União das Misericórdias Portuguesas e, daqui em diante, com a colaboração, dentro das suas competências, do município da Moita e da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, continuaremos o nosso caminho, lado a lado com a comunidade”, lembra o provedor.
A Misericórdia de Alhos Vedros contava, no final de 2024, com um total de cerca de 400 trabalhadores. Com seis equipamentos, dá resposta desde a infância à terceira idade a cerca de 800 utentes. Além dos três lares de que dispõe, apresenta duas creches e uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados, a que se juntam ainda os serviços de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.