Homenagem ao falecido futebolista e eterno capitão do Sporting contou com a presença de Frederico Varandas, presidente do clube leonino
A Câmara Municipal da Moita homenageou Manuel Fernandes, na passada segunda-feira, com a atribuição do nome do falecido futebolista, eterno capitão do Sporting, a uma rua de Sarilhos Pequenos.
A cerimónia foi apadrinhada pelo presidente do Sporting, Frederico Varandas, que lembrou as qualidades humanas de Manuel Fernandes: “Foi um dos maiores da nossa história, um dos maiores capitães, e dizia sempre, com muito orgulho, que era do Sporting e de Sarilhos [Pequenos]”.
Já Tiago Fernandes sublinhou: “Era um desejo antigo do meu pai ter uma rua na terra dele com o seu nome. É muito importante também para a família. Estará satisfeito, é a rua onde nasceu”, disse o filho do eterno capitão leonino.
O município lançou também a 1.ª edição de um torneio de futebol com o nome de Manuel Fernandes.
Ao longo da carreira como jogador, Manuel Fernandes venceu, pelos leões, dois campeonatos nacionais, duas taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Representou o 1.º de Maio, a CUF, o Sporting e o Vitória de Setúbal, além de ter alinhado pelo Rochester Lancers e pelo New England Tea Men, nos Estados Unidos da América, por empréstimo do clube de Alvalade. No total, apontou 325 golos num total de 631 jogos disputados. Somou 30 internacionalizações pela Seleção Nacional, pela qual registou sete golos.