Gestão rigorosa da autarquia permitiu executar a obra por um valor significativamente abaixo do orçamento inicial
A Junta de Freguesia da Moita já tem novas oficinas. A infra-estrutura, que visa proporcionar melhores condições aos trabalhadores e, consequentemente, garantir maior eficiência dos serviços a prestar à população, foi inaugurada no passado sábado e vem, assim, alargar a capacidade de resposta daquela autarquia.
Concretizada em espaço cedido pelo município e contíguo à sede da Junta, a obra representou um investimento total de 212 mil euros. Um valor significativamente abaixo do inicialmente orçamentado, fruto de uma gestão rigorosa de recursos, conforme sublinha Fabrício Pereira, presidente da Junta da Moita.
“A obra tinha um valor previsto de 332 mil euros, mais 30 mil para mobiliário, que totalizava 362 mil euros. Com uma gestão criteriosa, recorrendo aos nossos trabalhadores, com apoio de máquinas e também do município, conseguimos fazer tudo por 212 mil euros. Tivemos uma poupança de perto de 150 mil euros”, disse o autarca a O SETUBALENSE.
Além da cedência do espaço, a Câmara Municipal da Moita “apoiou a obra com 50 mil euros e com trabalho logístico”. A Junta “suportou 162 mil euros do investimento”, adiantou Fabrício Pereira.
Com a nova infra-estrutura fica também resolvido um outro problema. “As oficinas antigas, na Marginal, já não apresentavam quaisquer condições de salubridade para os trabalhadores. Têm infiltrações de água, os tectos não estão em condições…”, salientou o presidente da Junta.
Na cerimónia de inauguração, o autarca já havia destacado a relevância do investimento. “Não exagero se disser que se assinala e celebra não apenas a abertura de uma nova infra-estrutura física, como também o início daquilo que representa uma nova era no serviço público da nossa freguesia”, observou, para reforçar de seguida: “Este momento representa a abertura ou a inauguração de uma importante infra-estrutura para um maior compromisso da administração pública, cada vez mais próxima, mais eficiente e mais digna de servir toda a população.”
Autarcas realçam parceria
Antes, já António Duro, presidente da Assembleia Municipal, realçara a importância de uma acção “cada vez mais ao serviço da população”, e Carlos Albino, presidente da Câmara, lembrara o contributo do município na parceria com a Junta “para que a obra fosse feita”.
Um contributo que, logo de seguida, foi também sublinhado por Eduardo Rocha, presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia da Moita, que estendeu o reconhecimento a todos os intervenientes no processo. “Este investimento só foi possível graças ao empenho e colaboração de todos os que integram esta autarquia [Junta], desde trabalhadores aos demais técnicos, até à cooperação da Câmara Municipal, que integrou esta parceria”, afirmou.
A O SETUBALENSE, Fabrício Pereira admitiu ter agora duas ambições na sequência da concretização da obra. “Esperamos agora que aumentem as competências [delegadas na Junta], em diversas áreas, espaços verdes, limpeza urbana, mais opções no âmbito das intervenções no espaço público, e que possamos ter a possibilidade de recuperar, aqui ao lado, o edifício do antigo quartel dos bombeiros para dar lugar a um núcleo museológico da freguesia”, concluiu.
Pátio da Freguesia Área exterior vai ser aproveitado para actividades com associações
O espaço que acolhe agora as novas oficinas engloba ainda uma área exterior – denominada “Pátio da Freguesia” –, que, segundo Fabrício Pereira, será aproveitado para a realização de eventos, em conjunto com o movimento associativo local. “Será um espaço multifuncional, que permitirá realizar um conjunto de actividades ao ar livre”, assumiu o presidente da Junta da Moita, para detalhar de seguida: “Actividades culturais, desportivas, iniciativas para crianças, entre outras. Queremos fazer ali também projecção de cinema”.
O autarca admitiu que, nesse sentido, até já iniciou conversações com algumas associações para definir uma calendarização de actividades para o local. “Estamos a agendar actividades com algumas associações. Já estamos a programar uma tarde com actuações da Universidade Sénior da Moita”, revelou, a finalizar.