Os alunos do 9º ano da Escola Fragata do Tejo, na Moita, fizeram uma visita de estudo à zona ribeirinha do Tejo, junto ao Alto do Moinho, em Sarilhos Pequenos. Aproveitando que a maré estava baixa, os estudantes decidiram explorar o local.
“Para se tentar saber a função de dois pilares de pedra antigos que se encontram no lodo, dentro do rio, junto da zona ribeirinha, aproveitámos a maré baixa e visitámos o local. Junto a esses pilares existem muitos vestígios de utensílios em cacos. Pensamos que para os artefactos se encontrarem ali, na lama, talvez a maré os tenha trazido. Mas continuamos com dúvidas, por causa dos pilares e da hipótese de se tratar de lixo descarregado de Lisboa”, relatou um dos alunos da turma de história.
Para tentarem encontrar uma explicação acerca do que encontraram, para que serviam os pilares e de onde vinha o lixo, os estudantes decidiram contactar algumas fontes locais.
“Contactámos marítimos locais, mas as nossas testemunhas desconheciam a existência dos pilares que estão no rio. No entanto, fizeram referência à existência, no local, de um antigo cais onde se descarregavam produtos agrícolas, no chamado esteiro da tia Elisa”, disseram.
Como saíram do local ainda com dúvidas, o grupo de alunos recolheu “vários fragmentos na lama, agora todos os materiais recolhidos serão limpos e recreados por desenho, para se fazer uma exposição na Escola Fragata do Tejo”.