A aposta na cultura, para o desenvolvimento da sociedade, é uma das bandeiras do município. E assim surgem eventos como o Festival de Artes “Snow Black”, que começa amanhã e promete agitar a vila da Moita até sábado.
Organizado pela Associação Abismo Humano em parceria da Junta de Freguesia da Moita e com apoio da Câmara Municipal da Moita e da SnowBlack Associação, o festival é recebido na Praça da República.
Snow Black celebra em 2019 a sua 11ª edição e insere-se no programa municipal “Cultura em Movimento”.
Daniel Figueiredo, vice-presidente da autarquia e vereador responsável pela Cultura, apresenta o festival como “uma das muitas iniciativas organizadas pelo movimento associativo do concelho.
Inicialmente a estrutura do Snow Black era dedicada à música festival de música mas, “fruto da multiplicidade artística”, a vereador revela que “rapidamente”, passou a ser um festival de artes que integra a dança, a literatura, a música ou artes plásticas”.
E é deste modo que o Snow Black mantém a tradição de animar o verão da Moita na Praça da República, “oferecendo a possibilidade de um passeio pela vila cheia de tradição e pelas margens do rio conhecidas pelas suas embarcações típicas”. Já na praça, com o seu anfiteatro de esplanadas, as animações são várias e gratuitas.
Aposta forte no desenvolvimento cultural
Para Daniel Figueiredo, a actividade cultural do município posiciona-se na “construção de uma sociedade assente na democratização do acesso à cultura”. Meta a que o município se propõe através de projectos como “Cultura em Movimento”, cuja programação inclui o Festival de Ates Snow Black.
“Cultura em Movimento” apresenta, assim, um programa cultural que decorre de Junho a Agosto, organizado em parceria pela Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo, com o objectivo de dinamizar o espaço público e permitir o acesso de todos os munícipes a um conjunto de iniciativas e espectáculos.