Festas da Moita com música e tauromaquia ao longo de 10 dias

Festas da Moita com música e tauromaquia ao longo de 10 dias

Festas da Moita com música e tauromaquia ao longo de 10 dias

Fernando Daniel, Mickael Carreira e Pedro Abrunhosa como principais nomes do panorama musical

O evento festivo de maior relevância e tradição no concelho da Moita, aliando as vertentes da tradição cultural e religiosa, está de regresso. As aguardadas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem vão realizar-se, este ano, entre 12 e 21 de setembro, tendo, no âmbito musical, Fernando Daniel, Mickael Carreira e Pedro Abrunhosa como principais convidados, entre outros grandes nomes da música portuguesa.

- PUB -

A tradicional procissão, a festa brava e as largadas, a tarde do fogareiro, a celebração do Dia do Município, as atividades desportivas, as iniciativas ligadas ao rio, os vários espetáculos musicais, as tasquinhas e o espaço de diversão com os habituais carrosséis fazem parte do programa e vão tornar, mais uma vez, este evento único e de grande relevância para o concelho.

Onze largadas e três corridas de touros ao longo de dez dias

A vertente tauromáquica é principal marca dos festejos, que decorrem até 21 de setembro. Onze largadas e três corridas de toiros, além de um conjunto de outras atividades ligadas à festa brava, são esperadas ao longo de vários dias.

- PUB -

Destaque para dia 16 de Setembro, terça-feira (22h), onde a Corrida Mista do Município vai estar a cargo dos cavaleiros António Telles e António Telles Filho, do matador Marco Péres, do novilheiro praticante Tomás Bastos, dos forcados Amadores da Moita e de seis toiros das ganadarias Jorge de Carvalho, Calejo Pires e Talavante.

É também aguardada a noite de quinta-feira (18, pelas 22h) à responsabilidade dos cavaleiros Francisco Palha, Miguel Moura e Tristão Ribeiro Telles, que vão lidar seis toiros das ganadarias Veiga Teixeira e António Silva. Já as pegas estarão todas a cargo dos Forcados Amadores do Aposento da Moita.

Espetáculos musicais percorrem vários estilos e gostos

- PUB -

No dia 20 de Setembro, sábado (também às 22h), terá lugar a corrida comemorativa dos 120 anos dos Forcados Amadores da Moita, que vai contar com os cavaleiros Ana Batista, Leonardo Hernández, Moura Caetano, Emiliano Gamero, Andrés Romero, António Prates, que vão lidar seis touros das ganadarias Conde de Murça e Varela Crujo.

Quanto ao entretenimento nos vários palcos, para o primeiro dia o Palco Praça da República recebe uma Noite Sevilhana com o Grupo Garnacha e convidados, enquanto o Palco Largo Conde Ferreira tem baile com Nélio Pinto. No palco principal, a grande atuação da noite é dos Los Romeros.

Para dia 13, sábado, o Palco Praça da República recebe o espetáculo de dança 10 Dias de Festa, com o Palco Marginal a ter o espetáculo musical Festa M80. No domingo, dia 14, o Palco Praça da República tem o concerto de Bandas Filarmónicas e o Palco Marginal recebe o espetáculo musical com Fernando Daniel.

Para dia 15 o Palco Praça da República está reservado para uma Noite Sevilhana com o Grupo Soledad e convidados, enquanto o Palco Marginal recebe o espetáculo musical com Zé Amaro. No dia seguinte o Palco Praça da República recebe os Musical Reckless, estando o palco principal ocupado por Quim Barreiros. A 17 o Palco Praça da República tem uma Noite Flamenca com o Grupo Siempre a Bailar e convidados, estando uma hora depois no palco principal Mickael Carreira.

No dia 18 o Palco Praça da República recebe a Banda Insólito e o Palco Marginal acolhe o concerto de Piruka. No dia seguinte o Palco Praça da República apresenta o espetáculo Replay – Dança e Música com Óscar Romero, e o palco principal tem o concerto de Soraia Ramos. Para dia 20, o Palco Praça da República terá a cerimónia de entrega de Lembranças aos ranchos, seguido de uma Mostra de Folclore, e o palco principal tem o concerto de DJ Kura. O encerramento musical da festa está a cargo de Pedro Abrunhosa, com o certame a encerrar pouco depois com um espetáculo piromusical.

Estas comemorações aliam a vertente pagã à religiosa e traduzem as mais genuínas tradições da vila ribeirinha da Moita, destacando-se, desde logo, a componente tauromáquica, que habitualmente é cumprida com um “calendário” de relevo na praça de toiros local, a Monumental Daniel do Nascimento.

Além da exaltação da festa brava, que engloba também várias largadas de toiros, a juntar às habituais corridas, entre outras atividades, as festas da Moita contam com dois momentos altos, sendo eles a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e a mítica Tarde do Fogareiro, expressão máxima do forte convívio que marca o evento.

Noite Branca trouxe multidão na “antevisão” à festa grande

A Noite Branca da Moita, que fez parte da apresentação das Festas da Moita 2025, realizou-se nesse mesmo dia, e regressou em força para animar a noite do passado sábado. Foram milhares as pessoas que encheram o recinto para assistir ao espetáculo com os DJ’s Ricardo Mello e Hugo Villanova e às muitas surpresas que foram surgindo durante a noite. Em nota de Imprensa, a autarquia explica que a música e animação durou pela noite dentro, numa “antevisão” daquilo que é esperado daqui a oito dias, com o arranque das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não