Feira medieval anima população da freguesia de Alhos Vedros

Feira medieval anima população da freguesia de Alhos Vedros

Feira medieval anima população da freguesia de Alhos Vedros

|

Alius Vetus volta a promover iniciativa após interrupção provocada por pandemia

 

A Feira Medieval de Alhos Vedros volta a animar esta freguesia do concelho da Moita, entre os próximos dias 9 e 12, numa iniciativa promovida pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, para promover as comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral por D. Manuel I a esta localidade.

- PUB -

Após uma pausa devido à situação provocada pela pandemia, a edição deste ano será dedicada ao reinado de D. João I – a Ínclita Geração -, conhecido como o monarca de boa memória, e ao ano de 1422. À semelhança de datas anteriores, o evento realizado no Largo da Misericórdia e na Rua 5 de Outubro, aguarda pela visita de milhares de pessoas, atraídas ao local pelo “exotismo” desta recriação, cuja animação inclui ainda o Largo da Festa e a zona do Parque das Salinas.

Inicativa promovida pela Alius Vetus está de regresso, com múltiplas actividades para a população

De acordo com a autarquia moitense, nos dias 11 e 12, o programa deste ano estima que estarão em cena mais de uma centena de artistas, que participarão em torneios de armas e desfiles, espectáculos de palco, mas também, em animação circense, com música e danças medievais e orientais. No local, os visitantes poderão ainda contactar com aves de rapina e cobras, visitar as tasquinhas ali instaladas e, além de muito convívio, conhecer e adquirir artesanato nacional e oriental.

A iniciativa arranca nas tendas dos mercadores e acampamentos ali instalados, com comeres de sabor medieval e beberes de aroma nas tabernas. A data de abertura deste evento inclui ainda, pelas 21h00, uma volta ao burgo, com a visita do alcaide, o meirinho, acompanhado pela guarda, nobres e donzelas, seguido de danças e bailias.

- PUB -

O palco dos Largos, acolherá nessa altura os gaiteiros Dumtrago e o Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros, estando o resto do encontro reservado à dança oriental, pela companhia Al-Nawar e a uma actuação do Gilteatro.

No dia 10, destaque para o tiro com arco no Parque dos Infantes, pelo arqueiro medieval, e música de rua, à qual se juntarão ainda os Jograis Del Rei. Na mesma data será ainda inaugurada uma exposição permanente de armaria e de equipamentos militares ofensivos e defensivos, com a promoção de mesas pedagógicas, demonstrações e explicações sobre a história de alguns equipamentos. A segunda data da iniciativa ficará ainda marcada, nas escadarias da Igreja, por uma celebração da missa de bênção aos cavaleiros pela Agape, Espada Lusitana e a Alius Vetus.

O encontro prossegue dia 11, pelas 17h30, com treinos dos cavalos, num evento que contará com a participação dos Cavaleiros de Ribadouro e, meia-hora mais tarde, com voo livre de aves de presa pela Falcoaria Lusitana. Dia 12, destaque para um desfile pelas ruas do burgo, previsto para as 17h00. O encerramento do evento está marcado para as 23h00, com as despedidas a todos os grupos, na escadaria da Igreja.

- PUB -

A edição deste ano vai contar, além dos apoios do município da Moita e da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, com a colaborações da Paróquia de S. Lourenço, daquela vila, e do Agrupamento 688 do Corpo Nacional de Escutas. O evento contará ainda com os contributos da GNR, comércio e indústria local, nomeadamente do Intermarché situado na mesma freguesia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -