José Capelo, presidente da direcção, lembrou os fundadores e a missão da instituição continuar a servir a população
O Centro dos Reformados e Idosos da Baixa da Banheira (CRIBB) já só está a dois anos de assinalar bodas de ouro. A instituição comemorou no passado dia 15 o 48.º aniversário e aproveitou a sessão solene para homenagear os sócios com mais de 25 anos de filiação, funcionários com mais de 10 e 20 anos de casa e ainda os elementos do grupo inicial que impulsionou a edificação do monumento aos idosos e reformados, António Maria Beliz, Abel Jacinto Pimpão e Abílio António Luís.
O papel fundamental da instituição na comunidade e os seus quase 50 anos de história foram salientados pelo primeiro secretário da Mesa da Assembleia Geral, Daniel Justo, ao passo que José Capelo, presidente da direcção, invocou “os fundadores da instituição que transformaram o sonho em realidade para fazer mais e melhor pelos idosos” , com “uma menção particular a Romanário Ornelas”. O responsável pela direcção recordou também “o 40.º aniversário da inauguração do monumento de homenagem aos idosos do nosso país”, para vincar “o trabalho do designado ‘grupo dos 8’” e de outros.
Ao mesmo tempo, José Capelo trouxe à colação o lema que norteia a actuação do elenco directivo que lidera – “Servir as pessoas e estar a seu lado” –, já que, sustentou, “sócios, utentes, trabalhadores e população são o centro da intervenção da instituição” e que “só assim faz sentido a existência do CRIBB” enquanto Instituição Particular de solidariedade social.
Além disso reconheceu os contributos dos funcionários das várias respostas sociais do CRIBB – Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Cantina Social, POAPMC e Creche – e do Grupo Coral Amizade. E deixou uma mensagem à Câmara Municipal da Moita, à Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e Segurança Social, entidades parceiras na dinamização da acção do CRIBB, para o trabalho conjunto possa ser “reforçado”.
Autarcas elogiam instituição
Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita, manifestou a disponibilidade de a autarquia continuar a apoiar a instituição. O autarca destacou “a qualidade do trabalho” desenvolvido pelo CRIBB que, admitiu, já ter sentido na primeira pessoa – o testemunho foi fundamentado enquanto pai de um ex-utente da creche “Os Netinhos”.
Já Bárbara Dias, que preside à Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, que também não deixou de frisar “a excelência do trabalho desenvolvido” pelo CRIBB, fez um anúncio de investimento que promete servir os mais seniores. A autarca revelou que está para breve a instalação de “equipamentos de exercício [físico] para os mais idosos” no parque das Laranjeiras, junto às instalações do CRIBB.
Depois dos discursos da praxe, teve lugar a homenagem aos associados, trabalhadores e membros do grupo que impulsionou a criação do monumento aos idosos e reformados.
A cerimónia contou ainda com um apontamento artístico do Grupo Coral Amizade e terminou com o habitual moscatel e corte do bolo de aniversário.