28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Centro de Saúde é para estar pronto no início de 2024 

Centro de Saúde é para estar pronto no início de 2024 

Centro de Saúde é para estar pronto no início de 2024 

Executivo municipal decidiu ontem adjudicar a obra de conclusão do equipamento por 2,2M€. Prazo de execução é de 10 meses 

 

A construção do Centro de Saúde da Baixa da Banheira vai ser retomada e a empreitada é para ficar concluída dentro de 10 meses. A Câmara Municipal da Moita decidiu ontem adjudicar a obra à empresa Wikibuild, S.A., pelo valor de 2 milhões 275 mil e 281 euros. E o prazo de execução dos trabalhos é de 300 dias (10 meses).

- PUB -

A decisão, segundo a autarquia, está contemplada no relatório final da empreitada para a conclusão da Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira, que o executivo municipal liderado pelo socialista Carlos Albino aprovou, por unanimidade, na reunião privada de câmara desta quarta-feira. “Este relatório contém, além de outras propostas, a decisão de adjudicação da empreitada à empresa Wikibuild, S.A., pelo valor global de 2.275.281,59€, com o prazo de execução de 300 dias”, revelou a edilidade.

“Com a aprovação desta proposta, a obra do novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira poderá, finalmente, avançar para a sua conclusão”, adianta o município. O retomar do processo vem assim ao encontro da posição que já havia sido assumida pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, quando em Dezembro último visitou o espaço onde o equipamento começou a ser construído. O governante deu então “a garantia de que a obra iria avançar”, após uma reunião técnica com o executivo da Câmara Municipal da Moita.

“Este é um momento muito importante, que assinala a resolução de um problema e um sinal de confiança no futuro. Estão asseguradas as plenas condições de financiamento para que a obra possa ser lançada, retomada e terminada no prazo mais curto possível, desejavelmente ainda no ano de 2023”, disse então o ministro. Para trás ficava um conjunto de dificuldades que teve de ser superado para que a construção da unidade de saúde pudesse vir a ser reatada e, já com o compromisso assumido pelo ministro, Carlos Albino salientou a cooperação que recebeu da tutela.

- PUB -

“É o culminar de um processo exaustivo e difícil que abraçámos desde o momento em que tomámos posse nesta Câmara Municipal e que, finalmente, vai avançar. Foi um trabalho intenso que desenvolvemos com o Ministério da Saúde nos últimos meses e que proporcionou este desfecho. O Centro de Saúde da Baixa da Banheira vai ser, finalmente, concluído”, afirmou, na altura, o líder do executivo camarário.

Em Agosto último, a Câmara Municipal da Moita tinha procedido à resolução do contrato de empreitada, por os trabalhos não estarem a ser executados dentro dos prazos estipulados. E tomou então posse administrativa da obra. A construção havia sido iniciada em Janeiro de 2020 e deveria ter ficado concluída em 2021, mas no Verão de 2022 a empresa responsável ainda só tinha conseguido executar 31 por cento da empreitada. O processo pode agora voltar a avançar no terreno. O futuro Centro de Saúde da Baixa da Banheira vai servir cerca de 30 mil utentes. 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -