Mostra de projectos de agricultura biológica e sustentabilidade está de volta ao município
A mostra de projectos de agricultura biológica e sustentabilidade do concelho da Moita está de regresso para a realização da 16.ª Biofesta, no próximo dia 22, a partir das 10h00, no Largo Conde Ferreira. Após dois anos de interregno, devido à pandemia, a iniciativa “pretende ser mais abrangente, promovendo não só os produtos biológicos”, assim como “uma diversidade de projectos na área da sustentabilidade ambiental”.
De acordo com a autarquia, até às 18h00, o programa de animação deste evento vai incluir a realização de workshops de gastronomia, saúde, cosmética, bio e yoga, entre outros. Para os mais pequenos, está ainda prevista a realização de actividades, tais como o jogo em tapete gigante “Aventura na Horta Biológica”, assim como um workshop de “Bombas e Sementes”, com flores silvestres melíferas para polinizadores.
Também a gastronomia estará presente neste evento, a cargo do Curso de Restauração da Escola Técnica Profissional da Moita que, ao longo do dia, vai “servir refeições ligeiras e snacks biológicos”, e divulgar alguns pratos de inspiração ucraniana, num “gesto simbólico”.
O espaço expositivo da Biofesta vai este ano contar com cerca de 25 bancas e stands, onde vão estar presentes vários produtores de agricultura biológica, associações locais e regionais, assim como uma mostra do trabalho realizado neste ano lectivo pelos estabelecimentos escolares que participam no projecto municipal “Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas”.
A edição deste ano recebe ainda o selo de “Ecoevento”, atribuído pela Amarsul, sendo que o certame vai contar com exemplos de oferta variada, através da presença de frutos vermelhos de produção biológica, da revista “Saúde Actual”, Amayur – Associação Portuguesa de Medicina Aiurvédica, do Minhocário – viveiros naturais de minhocas –, ou da Salina Greens, com “legumes do mar”.