26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Bárbara Dias abdica por um ano do parlamento para se dedicar à junta

Bárbara Dias abdica por um ano do parlamento para se dedicar à junta

Bárbara Dias abdica por um ano do parlamento para se dedicar à junta

|

A líder do executivo da Junta de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira vai pedir a suspensão do mandato. A freguesia agora está primeiro. O cargo de deputada fica para depois

 

O novo Governo foi ontem empossado e hoje é a vez dos deputados à Assembleia da República assumirem funções. Bárbara Dias, presidente da Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, abdica para já de se sentar no parlamento.

- PUB -

A autarca da Moita, que nas últimas legislativas figurou no 11.º lugar da lista do PS pelo distrito – os socialistas conquistaram 10 dos 18 deputados que este círculo elege –, iria ocupar o lugar de Ana Catarina Mendes (foi cabeça-de-lista por Setúbal e subiu a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares).

Mas preferiu adiar a entrada no hemiciclo e decidiu pedir a suspensão do mandato por um ano, não obstante poder acumular as funções de deputada e presidente da junta.

“A conquista da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira é uma marca histórica para o PS que exige, neste momento, a minha total energia e um carinho muito particular na consolidação da mudança que ambicionamos. A honra de ter merecido a confiança dos portugueses para servir o meu País na Assembleia da República é tremenda e, no tempo certo, assumirei essa tarefa com orgulho e determinação”, disse, para justificar a inversão na decisão, já que inicialmente havia confirmado a O SETUBALENSE que iria acumular as funções de autarca com as de deputada da nação.

- PUB -

“O enquadramento jurídico permite-o, não faltam exemplos na história do poder local de autarcas que exercem ambas as funções com ganhos para os seus fregueses e acredito que o serviço de ambos os mandatos trará tremendas vantagens para o concelho da Moita”, adiantou Bárbara Dias, que presidiu também, por um mandato, à Federação Distrital de Setúbal da Juventude Socialista até 19 deste mês.

“Posteriormente, assumirei a condição de deputada. Após uma análise livre e consciente, tomei a difícil decisão de, muito particularmente nesta fase inicial, dedicar todas as minhas energias para vencer a estagnação a que a nossa freguesia esteve votada nos últimos 40 anos”, juntou.

E, a concluir, reforçou: “Não sei se muita gente abdicaria de um dia que fosse na Assembleia da República, mas esta é a solução que os interesses da Moita hoje me impõem.”

- PUB -

Pela região, a bancada parlamentar do PS vai contar com Eurídice Pereira, Jorge Seguro Sanches, Maria Almeida Santos, André Pinotes Batista, Clarisse Campos, Fernando José, Ivan Gonçalves, Gil Costa, Ana Santos e Eunice Pratas.

O grupo dos 18 deputados eleitos pelo distrito é completado por Nuno Carvalho, Fernando Negrão e Fernanda Velez (todos do PSD), Paula Santos e Bruno Dias (ambos da CDU), Bruno Nunes (Chega), Joana Mortágua (BE) e Joana Cordeiro (IL).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -