A preservação do património cultural imaterial e da construção naval tradicional em madeira está encastrada na história da Moita e a sua ligação ao Tejo. Esta é a base para o IV Encontro de Culturas Ribeirinhas no concelho
Vários locais do concelho da Moita vão receber mais uma edição do Encontro de Culturas Ribeirinhas. É já na sexta-feira, até domingo, e o objectivo é “evidenciar e reafirmar a história singular de uma terra que cresceu com o rio e se projeta no Tejo”, refere nota da autarquia.
O IV Encontro que destaca a importância da preservação do património cultural imaterial e da construção naval tradicional em madeira, “constitui-se como mais um elemento para a afirmação do projeto municipal “Moita Património do Tejo”, acrescenta o mesmo documento.
Com um programa diversificado, esta edição do Encontro de Culturas Ribeirinhas, destaca a exibição de um documentário sobre o trabalho dos centros náuticos na preservação das embarcações tradicionais do Tejo e o colóquio sobre a construção naval tradicional em madeira e a preservação do património cultural imaterial.
Neste colóquio participam convidados estrangeiros, de diversos especialidades e investigadores, dedicados à construção naval tradicional, e de vários municípios que desenvolvem também projetos nesta área.
Está ainda agendada uma visita guiada ao Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e passeios a bordo das embarcações tradicionais no Cais da Moita fazem também parte do programa.
O Encontro é organizado pela Câmara Municipal da Moita, em colaboração com a Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense “Amigos do Mar” – Associação Naval Sarilhense, Centro Náutico Moitense, Secção Náutica do Beira Mar Futebol Clube Gaiense e Instituto de Dinâmica do Espaço da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
PROGRAMA
Sexta-feira
Moita – Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça – Auditório Maestro Lopes Graça
21h15 – Abertura do IV Encontro de Culturas Ribeirinhas
21h30 – Exibição do documentário “A Construção Naval Tradicional e os Estaleiros das Associações Náuticas do Concelho da Moita”
22h15 – Colóquio “As Associações Náuticas e a Preservação do Património Cultural Flúvio-Marítimo”
Sábado
Alhos Vedros – Moinho de Maré da Azenha
9h30h -17h00 – Colóquio “A Construção Naval Tradicional em Madeira e a Preservação do Património Cultural Imaterial”
Domingo
Sarilhos Pequenos – Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos
10h00 – Visita ao Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos
11h30 – “O Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e a Preservação da Arte de Carpintaria Naval Tradicional, uma conversa com o Mestre do Estaleiro”
Moita – Cais da Moita
14h30 – Apresentação da exposição dos painéis interpretativos “Moita Património do Tejo”, do Cais da Moita
15h00 – Visita à exposição de embarcações tradicionais no ancoradouro do Cais da Moita
15h30 – “Passeios a bordo” nas embarcações tradicionais do Tejo
17h00 – Encerramento