Artur Varandas: “Temos vindo a construir um futuro mais promissor para Alhos Vedros”

Artur Varandas: “Temos vindo a construir um futuro mais promissor para Alhos Vedros”

Artur Varandas: “Temos vindo a construir um futuro mais promissor para Alhos Vedros”

O presidente da Junta destaca a obra feita e aponta os investimentos que pretende concluir até final do mandato. E abre a porta a uma recandidatura

Foi eleito como independente pelo PS nas últimas autárquicas e diz-se focado no cumprimento de todos os compromissos assumidos com a população. Artur Varandas faz um balanço “extremamente positivo” aos quase três anos e meio que leva na presidência da Junta de Freguesia de Alhos Vedros e destaca a Câmara Municipal como “parceiro fundamental” na execução de alguns projectos mais ambiciosos.

- PUB -

Que balanço faz a estes quase três anos e meio de mandato?
É extremamente positivo, marcado por importantes conquistas para a nossa freguesia. Destaco, com grande orgulho, a implementação do ensino secundário na Escola José Afonso. No âmbito da mobilidade, garantimos transportes públicos em locais que anteriormente estavam desprovidos deste serviço, como o Centro de Saúde, o Cais do Descarregador, a Vinha das Pedras e o Bairro Brejos Faria. Reforçámos ainda as ligações às escolas, às Arroteias, ao centro da vila e às zonas de comércio e serviços.

Somos, actualmente, a freguesia do concelho com mais parques infantis e caninos, fruto de um esforço contínuo para proporcionar espaços de qualidade e bem-estar às famílias e aos animais de companhia. Paralelamente, desenvolvemos zonas de lazer e fitness. Implementámos o Orçamento Participativo da Freguesia e o Prémio Literário Leonel Coelho. Outro projecto significativo foi a criação do Parque de Merendas na zona ribeirinha. Embora ainda falte a implementação da 3.ª fase, a população já pode desfrutar da proximidade ao rio e contemplar o património ambiental. Acredito que temos vindo a construir um futuro mais promissor para Alhos Vedros.

Quando assumiu a presidência da Junta esperava encontrar uma tarefa mais fácil ou não?
Estava consciente dos desafios inerentes à função, mas também determinado a trabalhar em prol da nossa comunidade. Não esperava uma tarefa mais fácil ou mais difícil, mas sim uma missão exigente que requer dedicação, resiliência e a capacidade de enfrentar desafios imprevistos.
Desde o início, deparámo-nos com situações que exigiram uma resposta rápida e eficaz. Logo nos primeiros meses, verificámos a necessidade de registar a propriedade dos edifícios da Junta, uma situação que não estava regularizada. Paralelamente, identificámos várias carências nos serviços operacionais, como a ausência de um simples esquentador para os trabalhadores, a falta de Equipamentos de Protecção Individual e de ferramentas básicas necessárias para a concretização dos trabalhos e projectos programados. No que respeita aos serviços administrativos, também foi evidente a necessidade de modernização. Por exemplo, anteriormente não eram emitidas facturas e não existia formação adequada para o pessoal administrativo ou operacional. Desde então, temos trabalhado de forma contínua para mitigar estas lacunas.

- PUB -

Quais foram os investimentos até agora concretizados, que considera de maior impacto para a comunidade?
O ensino secundário na Escola José Afonso, uma conquista marcante para Alhos Vedros, as melhorias na mobilidade e transportes públicos, com a introdução de ligações a locais anteriormente desprovidos de transporte. Os investimentos nas escolas da freguesia: a resolução da infiltração no pavilhão da Escola José Afonso, a construção de uma rampa de mobilidade reduzida no polivalente da mesma escola, a climatização em toda a Escola Básica da Fonte da Prata e a construção de um parque infantil novo na Escola Básica n.º 1 da Bela Rosa…
Criámos espaços de lazer e desporto. Além disso, investimos na requalificação de espaços de lazer e fitness. O Parque de Merendas na zona ribeirinha, um projecto inovador que veio valorizar a ligação ao rio.
Implementámos o Orçamento Participativo e o Prémio Literário Leonel Coelho. Na área social e na saúde, implementámos campanhas, como a entrega dos kits aos bebés que nascem na freguesia, a doação de alimentos para animais, de materiais escolares.
Fizemos diligências para que o Protocolo Bata Branca fosse possível no Centro de Saúde e temos um grande orgulho neste sucesso.

O que espera concluir antes do final do mandato?
Vários projectos e investimentos que consideramos essenciais: a 3.ª fase do Parque de Merendas na zona ribeirinha; sensibilizar e colaborar com a Câmara para a construção do Parque Infantil da Praceta Adelaide Cabete; a colocação de três bebedouros novos nos pátios da Quinta da Fonte da Prata bem como a instalação de equipamento de fitness de grupo na mesma zona. Temos também cinco equipamentos de fitness individuais para colocação em local a definir.
Prosseguir com melhorias nas escolas. Implementação de telheiros de acolhimento nas entradas das escolas Básicas n.º 1 Bela Rosa e n.º 2 Bairro Gouveia, melhorias na climatização de salas de aula, novos parques infantis nos Jardins-de-Infância de Quinta da Fonte da Prata e das Arroteias, neste último também a construção de um telheiro de cobertura. E a promoção de novas iniciativas culturais e desportivas.

Como tem sido a articulação com a Câmara Municipal da Moita?
De uma forma geral, tem sido muito positiva e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da nossa freguesia. Existe uma boa relação de colaboração e diálogo constante. A Junta tem trabalhado em conjunto com a Câmara em vários projectos, desde a melhoria de infra-estruturas e serviços até ao apoio em áreas como a educação, a saúde e o ambiente. Tem sido um parceiro fundamental na execução de algumas das nossas iniciativas mais ambiciosas.

- PUB -

Está disponível para se recandidatar, caso o PS o convide?
Sempre me empenhei ao máximo no cumprimento dos compromissos assumidos com os nossos cidadãos e é com base nesse trabalho que farei uma reflexão sobre o futuro. E a minha família será determinante na minha decisão. Estou aberto a essa possibilidade, caso o PS entenda que sou a melhor pessoa para continuar o trabalho iniciado. Mas, neste momento estou focado em garantir que, até ao final do mandato, cumprimos todos os compromissos que assumimos com a população.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -