5 Setembro 2024, Quinta-feira

- PUB -
Alunos do 1.º ciclo vão ter cadernos de actividades gratuitos

Alunos do 1.º ciclo vão ter cadernos de actividades gratuitos

Alunos do 1.º ciclo vão ter cadernos de actividades gratuitos

Autarquia lança medida neste ano lectivo. Vários outros apoios às famílias estão também garantidos, diz o vereador António Pereira

Todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, da rede pública do concelho da Moita, vão receber gratuitamente os cadernos de actividades (livros de fichas)´para este ano lectivo, atribuídos pelo município.

- PUB -

De acordo com António Carlos Pereira, vereador com o pelouro da Educação, a medida da autarquia vai beneficiar “cerca de 2 720 alunos” e representa “um investimento municipal de 115.470 euros”. Os alunos vão receber os cadernos referentes “às disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês”.

O autarca lembra que o investimento vem assim reforçar a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à escola e soma-se à oferta de manuais escolares a todos os alunos, que o município já assegura. Os cadernos vão ser distribuídos pela autarquia nas escolas básicas do 1.º ciclo, no arranque do ano lectivo.

À margem desta medida, António Pereira salienta que o município vai também “dar continuidade ao programa ‘Fruta Escolar’, para os alunos do 1.º ciclo, com um investimento estimado em cerca de 40 mil euros”. Ao mesmo tempo, a edilidade vai reforçar as Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e as Componentes de Apoio à Família (CAF) em todos os agrupamentos de escolas do concelho.

- PUB -

Segundo o vereador, o município vai criar mais duas salas de pré-escolar – uma na Escola n.º 3 e outra na Escola n.º 5 da Baixa da Banheira – e uma para o 1.º ciclo na Escola Básica n.º 3 da Baixa da Banheira.

Nas secundárias da Moita e da Baixa da Banheira, assim como na Escola Profissional da Moita, vão ser iniciados os Centros Tecnológicos Especializados. “O investimento é de 7,5 milhões de euros, ao abrigo do PRR, e abrange seis cursos tecnológicos, nas áreas digital, informática, energias renováveis e industrial”, sublinha.

Nste ano constituirá também novidade a implementação do sistema integrado na plataforma de informação e gestão de alunos. Garantida está também a continuidade da resposta em termos de circuitos especiais de transportes e da atribuição de pequenos-almoços gratuitos a todos os alunos – desde o pré-escolar ao ensino secundário –, assim como um reforço do quadro de pessoal não docente, com a contratação de mais assistentes operacionais e técnicos para as escolas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -