Iniciativa decorre na Quinta Pedagógica do Castanheiro e inclui temas nas áreas do ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade
A falta de um espaço, um tempo e um lugar para reflectir, investigar e partilhar conhecimento colectivo, levou recentemente o Colégio Corte Real a criar o ProjectAR, iniciativa que se encontra a ser desenvolvida presentemente naquele espaço de ensino, na Moita, pelas mãos da educadora Fátima Cardoso.
De acordo com o estabelecimento, o projecto de investigação-acção insere-se nas temáticas de desenvolvimento, ambiente e sustentabilidade e está a decorrer na Quinta Pedagógica do Castanheiro, envolvendo crianças e docentes que, em conjunto, “formulam perguntas e procuram respostas para as problemáticas relacionadas com estes temas”.
À referida educadora cabe o papel de articular a acção com a restante equipa docente, sendo as crianças das valências da creche e pré-escolar “os principais agentes de mudança”, a par das respectivas famílias.
“No domínio da curiosidade e do ímpeto exploratório, queremos estimular a criança para aquilo que a rodeia”, realça a instituição, referindo que “a construção da identidade e da auto-estima, o conhecimento do mundo social, físico e natural são algumas das aprendizagens que [o colégio] pretende promover” com o ProjectAR.
Entre outras metas a atingir, a iniciativa quer “perceber o significado do respeito pelos recursos da natureza” e “dar exemplos de boas práticas em matéria de sustentabilidade”.
Globalmente, a acção pretende ainda olhar para “uma educação incorporada na natureza”, com o Colégio Corte Real a apostar numa “educação diferenciada respeitando a evolução, interesse e motivação de cada criança, com o desafio lançado para a educação do ambiente e para a sustentabilidade, ética e cidadania”, destaca.