30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaSubstituição da rede de água na Fonte da Prata já arrancou e...

Substituição da rede de água na Fonte da Prata já arrancou e é para estar pronta até final de Outubro

Estado de degradação levou município a dar prioridade ao investimento, que ascende a cerca de meio milhão de euros

 

- PUB -

Ao fim de cerca de 50 anos, a rede de abastecimento de água na Quinta da Fonte da Prata, freguesia de Alhos Vedros, vai ser substituída. A obra, que representa um investimento à volta do meio milhão de euros, arrancou na passada segunda-feira e é para estar concluída até final de Outubro próximo.

O início da empreitada – adjudicada à empresa Manuel Martins Pereira dos Santos, Construções Lda. – foi assinalado nas plataformas digitais do município da Moita, ao mesmo tempo que foi feito um alerta para a possibilidade de ocorrência de eventuais constrangimentos no fornecimento de água, durante o período de execução dos trabalhos.

“Tem hoje [segunda-feira] início a obra de substituição da rede de abastecimento de água na Quinta da Fonte da Prata (zona antiga). A empreitada, que deverá prolongar-se por 240 dias, consiste na substituição de toda a rede, pelo que se prevê que em determinados períodos seja necessária a interrupção do fornecimento de água em algumas zonas, mediante o desenvolvimento dos trabalhos e consequentes manobras na rede”, lê-se na publicação. Além disso, são expectáveis ainda “constrangimentos no que diz respeito à circulação [automóvel] em toda a zona de intervenção”.

- PUB -

O investimento na rede de abastecimento na Fonte da Prata foi considerado pela autarquia como “fundamental e urgente”, até porque a infra-estrutura data “dos anos de 1970” e vinha a apresentar “um histórico de ocorrências reiteradas de roturas”, traduzido em situações de “interrupção” no fornecimento de água e de “condicionamentos” na circulação viária.

A intervenção nesta zona não foi, porém, aposta única no concelho neste domínio. Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, já havia denunciado anteriormente a O SETUBALENSE o elevado estado de degradação da rede de abastecimento de água e saneamento com que o executivo socialista se deparou no concelho, assim que assumiu funções após as autárquicas de 2021.

“Assim que chegámos à câmara, notámos que havia uma carência de investimento na rede de abastecimento de água e de saneamento, algo que vínhamos a dizer ao longo dos tempos e que acabou por se confirmar”, disse então o líder do executivo. “É nesse sentido que estamos a investir cerca de 3,5 milhões de euros, seja por via directa, com recursos próprios da autarquia, seja por via de empréstimo [à banca]”, adiantou.

- PUB -

Além do investimento na rede da zona antiga da Fonte da Prata, a gestão municipal decidiu avançar para obras de substituição da adutora de Sarilhos Pequenos, de condutas na Rua São Sebastião, na Moita, e intervenções no Alto da Moita, Penteado, entre outros locais.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -