28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaMoita cria núcleo de combate à pobreza e exclusão social de crianças...

Moita cria núcleo de combate à pobreza e exclusão social de crianças e jovens

Vereador António Pereira realça aumento da capacidade de intervenção junto das mais de mil crianças vulneráveis do concelho

 

- PUB -

Combater a pobreza e exclusão social de crianças e jovens, e proporcionar a todos o acesso às mesmas oportunidades, é o objectivo do Núcleo Local de Garantia para a Infância, que a Câmara Municipal da Moita vai criar, ao abrigo de um plano nacional de acção. O protocolo para a implementação desta resposta no concelho foi ontem assinado no Centro Cultural de Belém por António Carlos Pereira, vereador com o pelouro do Desenvolvimento Social, e Sónia Almeida, coordenadora nacional da Garantia para a Infância, em cerimónia “presidida” pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Com a assinatura do protocolo de parceria – que contou ainda com a presença de Luísa Malhó, directora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social –, a Moita tornou-se num dos primeiros municípios do distrito a aderirem à implementação da resposta que integra o Plano de Acção da Garantia para a Infância 2022-2030.

“É muito satisfatório para o município da Moita poder assinar este protocolo e disponibilizar mais e melhores medidas de política social, que permitam intervir de uma forma mais próxima e rápida junto das cerca de 1 097 crianças que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social no nosso concelho, em estreita coordenação com entidades públicas e a rede de instituições de solidariedade social”, diz António Pereira, em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.

- PUB -

Segundo o autarca, se a iniciativa for desenvolvida de forma conjunta e concertada – não só no território da Moita como em todos os outros municípios aderentes – contribuirá para que Portugal possa manter, entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), um dos melhores desempenhos no que toca a baixas taxas de mortalidade infantil, níveis de vacinação, custos dos cuidados infantis, resultados sociais e emocionais, rácio alunos/pessoal, entre outros.

O Núcleo Local de Garantia para a Infância contempla competências e acções específicas a desenvolver para a prevenção, combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens e respectivas famílias. Entre as acções previstas é destacada, na mesma nota, “a realização de um diagnóstico social, do qual constará a caracterização do fenómeno de pobreza infantil assim como as problemáticas identificadas ao nível do acesso efectivo e gratuito à educação e acolhimento na primeira infância, à educação e a actividades em contexto escolar”. Mas também o acesso a “pelo menos uma refeição saudável por dia lectivo, a cuidados de saúde, a uma alimentação saudável e a uma habitação adequada”.

O protocolo entrou em vigor ao ser rubricado e a sua duração coincide com o período de vigência do Plano de Acção da Garantia para a Infância que vai até 2030, podendo ser revisto ou alterado mediante acordo entre os parceiros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -