27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaMoita recebe 2100 peregrinos na Jornada Mundial da Juventude

Moita recebe 2100 peregrinos na Jornada Mundial da Juventude

Dois mil terão alojamento em cinco escolas do concelho e em dois pavilhões municipais

A Moita vai receber 2100 peregrinos da Jornada Mundial da Juventude que ficarão instalados em espaços municipais e em famílias de acolhimento.

- PUB -

Segundo a autarquia, dois mil terão alojamento em cinco escolas do concelho e em dois pavilhões municipais e 100 em famílias de acolhimento.

O município promoveu acções de formação aos voluntários nas áreas de higiene, segurança, regras e funcionamento dos espaços públicos cedidos pela autarquia para acolher os peregrinos.

A Câmara Municipal da Moita refere ainda, numa resposta enviada à agência Lusa, que foram criadas três zonas de estacionamento para as viaturas dos peregrinos e reforçada a higiene urbana “com mais giros e mais equipamentos de recolha de resíduos”.

- PUB -

“Esperamos que os cerca de 2100 peregrinos que vamos receber no Concelho da Moita nestas Jornadas Mundiais da Juventude tenham uma óptima estadia. Criámos todas as condições para que os dias que irão passar connosco decorram com toda a tranquilidade e para que estes peregrinos possam desfrutar de uma experiência única, com muitos momentos de partilha e de convívio”, disse o presidente da autarquia, Carlos Albino.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, que se realiza de 1 a 6 de Agosto e conta com a presença do Papa Francisco.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso de um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

- PUB -

O Papa, o primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 2 de Agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 5 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -