27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaMenção Excelência distingue mercado de trabalho autárquico inclusivo

Menção Excelência distingue mercado de trabalho autárquico inclusivo

Município foi ainda distinguido, pela terceira vez consecutiva, com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva

 

- PUB -

A implementação de um mercado de trabalho inclusivo fez com que a autarquia da Moita fosse distinguida como uma de duas autarquias que receberam uma Menção de Excelência no âmbito do projecto Marca Entidade Empregadora Inclusiva, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, salienta que a atribuição é muito honrosa para a autarquia e que traduz o trabalho desenvolvido pelos vários agentes do município.

“Para nós tem um significado de enorme importância, enorme relevância, porque traduz aquilo que é um esforço de todos, da câmara municipal, de todos os trabalhadores,
todos os envolvidos neste projecto que visa fazer o acolhimento das pessoas que, porventura, terão alguma dificuldade de inserção no mercado de trabalho ou porque têm alguma situação que as coloca em situação de desvantagem”, disse a O SETUBALENSE.

- PUB -

A Marca Entidade Empregadora Inclusiva é atribuída às entidades que contribuam positivamente para a “implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam, por práticas de referência, nos domínios do recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional, manutenção e retoma do emprego, acessibilidades e serviço e relação com a comunidade”, explica a câmara municipal em nota de Imprensa.

À edição de 2023, que decorreu entre 2 de Janeiro a 1 de Março, candidataram-se 165 entidades dos sectores privado, público e da economia social.

Estas foram avaliadas por uma comissão de peritos constituída por profissionais da Sociedade Portuguesa de Engenharia e Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (SUPERA), a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), e, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

- PUB -

Em declarações a O SETUBALENSE, Anabela Rosa, vereadora da Câmara Municipal da Moita, explicou que esta é a terceira vez consecutiva que o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) reconhece o município da Moita com esta marca, mas a menção constitui novidade.

“Já é a terceira vez consecutiva a que o município da Moita recebe do IEFP a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, que se destina a reconhecer publicamente as boas práticas de inclusão ao nível laboral e social das pessoas com deficiência ou com algum tipo de incapacidade ou vulnerabilidade”, explicou.

A autarca reitera ainda os elogios de Carlos Albino ao empenho que a autarquia moitense apresenta no âmbito destas integrações.

“É revelador do empenho que a Câmara Municipal da Moita tem colocado no desenvolvimento de práticas promotoras de empregabilidade e de pessoas com deficiência, incapacidade e outras situações de desvantagem social através da celebração de contratos de emprego apoiado em mercado aberto”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -