29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMunicípio promove passeios gratuitos no Rio Tejo a bordo da Deolinda Maria

Município promove passeios gratuitos no Rio Tejo a bordo da Deolinda Maria

A partir deste sábado e até final de Setembro são disponibilizados dois circuitos distintos. Viagens dão a conhecer em pormenor a paisagem, a fauna e a flora locais

 

- PUB -

A partir de amanhã e até 17 de Setembro, a Câmara Municipal do Montijo promove passeios turísticos gratuitos no Rio Tejo a bordo da típica embarcação Deolinda Maria.

Segundo o município, os interessados podem optar entre “dois circuitos de duas horas”, com partidas do Cais Flutuante (junto ao antigo Cais dos Vapores).

Um, denominado Circuito dos Cais, “passa pelo Moinho do Cais”, tem prevista “paragem para uma visita às ruínas do Moinho do Meio no Cais dos Pescadores”, rumando depois “ao Cais do Seixalinho e à Base Aérea n.º 6, com uma aproximação à Ilha do Rato”. O regresso faz-se “em direcção ao Cais do Milho, com passagem pelo Cais dos Vapores e desembarque no Cais Flutuante”.

- PUB -

O outro, Circuito Ribeirinho, engloba “passagem pela frente ribeirinha do Montijo e zona do Rosário em direcção à Moita”, tem “paragem no Cais da Moita (15 minutos) e regresso pelo mesmo percurso”. Para o final das viagens está prevista a realização de uma “conversa com a tripulação sobre as embarcações e a vida no mar”.

Ainda de acordo com a autarquia, estes passeios dão a conhecer em pormenor “os traços paisagísticos característicos” do Montijo. Mas não só. “Ao longo dos percursos, teremos também a oportunidade de observar várias espécies de aves, como o flamingo, o pernilongo, o corvo-marinho ou o alfaiate, entre muitas outras”, indica a edilidade.

Neste mês, os passeios realizam-se nos dias 6 (amanhã), 7, 13, 14 e 21; em Junho ocorrem nos dias 3, 4, 11, 17 e 18; em Julho nos dias 16 e 29; em Agosto estão marcados para os dias 19, 20, 26 e 27; e em Setembro têm lugar a 2, 3, 9, 16 e 17. A lotação máxima para cada viagem “é de 12 pessoas” com “idade mínima de 6 anos”, adianta a autarquia. Os interessados devem efectuar marcação prévia no Posto de Turismo até à sexta-feira que antecede o passeio.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -