26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaConselho Municipal de Educação empossado nos Paços do Concelho

Conselho Municipal de Educação empossado nos Paços do Concelho

Após a cerimónia teve lugar a primeira reunião da instância consultiva, com um único ponto na ordem de trabalhos

O Conselho Municipal de Educação da Moita (CMEM) já foi empossado para um novo mandato. A cerimónia decorreu, no passado dia 9, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e foi seguida da primeira reunião desta instância consultiva. Os transportes escolares figuraram como ponto único na ordem de trabalhos.

- PUB -

O papel do CMEM, na actual conjuntura, foi destacado por Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, durante a tomada de posse. “É de extrema importância para que possamos cumprir a estratégia delineada pelo município da Moita, a nível da educação, sobretudo numa altura exigente para todos, com a transferência de competências que aconteceu no passado recente”, considerou o líder do executivo municipal, citado em nota informativa da autarquia.

De acordo com a lei, o conselho municipal de educação “tem por objectivo, a nível municipal, analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo, propondo as acções consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo”.

Em termos de competências previstas, cabe a esta instância consultiva “deliberar sobre a apreciação dos projectos educativos a desenvolver no município, a adequação das modalidades de acção social escolar às necessidades locais, as medidas de desenvolvimento educativo, nomeadamente do apoio a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, acções de prevenção e segurança dos espaços escolares ou intervenções de qualificação e requalificação de edifícios escolares, entre outras matérias”, salienta a autarquia.

- PUB -

No CMEM, além da Câmara Municipal e de pessoal docente, têm assento várias entidades. A saber: “Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, conselhos pedagógicos dos agrupamentos de escolas, estabelecimentos de educação e de ensino básico e secundário privados, associações de pais e encarregados de educação, associações de estudantes e Instituições Particulares de Solidariedade Social que desenvolvam atividade na área da Educação”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -