28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaArtistas apadrinham Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo

Artistas apadrinham Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo

Edição deste ano vai contar com algumas alterações. Autarcas e associações ‘lançaram’ evento no Santuário de N. Sra. D’ Aires

 

- PUB -

Aurea e a dupla Anjos, formada pelos irmãos Rosado, apadrinham a 21.ª edição da Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, que vai decorrer de 26 a 30 de Abril próximo. O anúncio dos padrinhos foi feito durante a apresentação do programa do evento, realizada em sessão pública no passado dia 16 no Santuário de Nossa Senhora D’ Aires.

A romaria alia a vertente pagã à religiosa e Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, realçou a devoção como principal pilar desta tradição.

“Todos sabemos que a romaria é um momento de descontracção para a grande maioria dos participantes, mas importa enaltecer a parte religiosa que serve de base para toda esta iniciativa”, disse o autarca durante a cerimónia de apresentação, sem deixar de sublinhar a adesão de participantes e o cariz do evento.

- PUB -

“O encontro aqui em Viana do Alentejo entre Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora D’Aires é o culminar de vários dias e dezenas de quilómetros de peregrinação para várias centenas de romeiros e participantes”, lembrou.

Segundo Luís Miguel Duarte, que preside à Câmara de Viana do Alentejo, cerca de seis mil pessoas e mais de 800 cavalos integraram o cortejo no derradeiro dia da romaria, além dos milhares que assistiram à chegada da romaria. Números que o edil quer ver ultrapassados na edição deste ano, a qual vai contar com algumas alterações, conforme adiantou Miguel Almeida, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense.

“Alterámos algumas situações ligadas às pernoitas e aos almoços. Penso que vamos melhorar, vamos quebrar ali um bocadinho do terceiro dia, que era aquele de que os romeiros se queixavam por causa do percurso”.

- PUB -

Os ajustes vão, porém, obrigar a uma reformulação no dia inicial. “Vamos ter de fazer mais quilómetros logo no primeiro dia, mas acredito que será melhor. Será só uma experiência. Não é definitivo, vamos ver como corre”, complementou um representante da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

A comissão organizadora da romaria engloba as autarquias de Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -