26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMunicípio e ELECTRÃO assinam protocolo com vista à melhoria da qualidade dos...

Município e ELECTRÃO assinam protocolo com vista à melhoria da qualidade dos resíduos

Acordo que vai abranger todas as freguesias do concelho pretende dar uma “solução cómoda” à população

 

- PUB -

O Municipio da Moita assinou um protocolo de cooperação para um projecto-piloto de recolha, porta a porta, de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos com a ELECTRÃO, Associação de Gestão de Resíduos. Este acordo, que foi assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pretende “conseguir contribuir de forma directa para a melhoria da qualidade dos resíduos urbanos indiferenciados recolhidos no concelho”, garantiu a edilidade em nota de Imprensa.

Ricardo Furtado, Diretor Geral da Associação, garante que esta parceria pretende dar uma “solução cómoda” à população. “O Electrão iniciou este processo de recolha porta-a-porta, que estende agora ao município da Moita. Na prática é darmos uma solução cómoda às pessoas que têm os equipamentos em casa, muitas vezes na garagem, na arrecadação… São equipamentos volumosos que as pessoas acabam por já não usar, mas não têm condições para colocar na via pública e assim encaminham para a reciclagem”, garantiu, explicando que se trata da recolha de todo o tipo de equipamentos volumosos. “Frigorífico, máquina de lavar, televisões, o fogão, todos estes tipos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) podem ser encaminhados correctamente para a reciclagem”, adicionou.

Em nota de Imprensa, a autarquia explica que este protocolo entre a autarquia e o Electrão, que vai abranger todas as freguesias do concelho, tem ainda, um enorme lado social, uma vez que esta última entidade, “possui um conjunto de parcerias com instituições de solidariedade social, entre as quais a Entreajuda-Banco de Bens Doados, na área da reutilização”, sendo que estas entidades responsáveis pelas operações de reparação dos equipamentos, “quando possível, com recurso a meios humanos com necessidades especiais ou green jobs que depois fazem com que estes equipamentos ganhem nova vida e sejam distribuídos a instituições ou pessoas carenciadas, incrementando assim a economia circular”.

- PUB -

A edilidade refere ainda que com esta acção, espera-se conseguir contribuir de forma directa para a “melhoria da qualidade dos resíduos urbanos indiferenciados recolhidos no concelho”, pretendendo retirar de circulação “equipamentos detentores de materiais perigosos”, e ainda “reduzir substancialmente o sector de recolha ilegal do REEE em fim de vida”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -