29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaMoitense vai ser saudado no Parlamento

Moitense vai ser saudado no Parlamento

Projecto de voto a evocar centenário do clube apresentado por Eurídice Pereira. Deve ser aprovado nos próximos dias

A deputada socialista Eurídice Pereira apresentou, verbalmente nesta terça-feira, 24, um projecto de voto de saudação pela celebração do centenário do União Futebol Clube Moitense na Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. O documento, rubricado pelos deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal, deu entrada na Assembleia da República a 13 deste mês e deverá ser aprovado nos próximos dias.

- PUB -

Fundado em 1 de Janeiro de 1923, o Moitense acaba de entrar no clube das instituições centenárias e os socialistas não deixaram passar em claro o momento histórico, conforme havia sido comunicado por Eurídice Pereira, no passado dia 10, à direcção do clube.

“A Assembleia da República evoca os 100 anos da fundação do clube União Futebol Clube Moitense e saúda os seus dirigentes, associados, atletas e simpatizantes, registando a sua longevidade, o contributo desta instituição para o prestígio e dignificação do desporto e do associativismo desempenhado em prol do concelho, da região e do País”, lê-se no texto.

No documento é sublinhado o importante papel assumido pelo clube ao longo de um século de trajecto. A começar pelas suas origens. “A instituição teve a sua génese num movimento popular associativo que, tendo como base a fusão de pequenas organizações de bairro, ganhou escala e sedimentou-se através de uma dedicação ímpar à causa desportiva, capaz de dinamizar a comunidade em que se insere, contribuindo para a formação de homens e mulheres para a cidadania, bem como para a sedimentação e reforço da identidade e orgulho local.”

- PUB -

Em termos de actividade, os socialistas realçam o futebol “com a obtenção de diversos títulos de âmbito distrital” e a participação “nos campeonatos nacionais de seniores, na década de 80 do século passado”, bem como “o andebol, o atletismo, [e] o basquetebol”, entre outras modalidades, que aportaram ao clube “campeões que se destacaram à escala nacional”.

Destacadas são também algumas das dificuldades enfrentadas e ultrapassadas. “Momentos tão duros quanto a retirada em 1943, por parte da edilidade local, do seu recinto, desafio bem ilustrativo das provações de tão longa e intensa existência, que acabaria ultrapassado pela força dos seus dirigentes, praticantes e filiados.”

A concluir, os deputados do PS lembram os louvores conquistados pelo clube, património enriquecido por ocasião do centenário com a entrega da Medalha de Bons Serviços Desportivos pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

- PUB -

O voto de saudação pode ser consultado em https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheActividadeParlamentar.aspx?BID=137162&ACT_TP=VOT.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -