28 Março 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRomaria a cavalo realiza-se nos últimos cinco dias de Abril

Romaria a cavalo realiza-se nos últimos cinco dias de Abril

Tradição que reforça ligação cultural entre os concelhos de Moita e Viana do Alentejo é cumprida por centenas de romeiros de todo o País

 

- PUB -

A tradição ainda é o que era para os municípios de Moita e Viana do Alentejo que, em conjunto com duas associações entre outros parceiros, voltam a cumprir um ritual recuperado de tempos antigos e que “cavalga” a passos largos para a sua 21.ª edição. A Romaria a Cavalo, entre os dois concelhos, já tem data marcada: vai decorrer nos últimos cinco dias de Abril.

“Este ano, o evento vai realizar-se de 26 a 30 de Abril, mais uma vez numa organização conjunta entre o município da Moita, o município de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, e a Associação Equestre de Viana do Alentejo, entre outros parceiros”, anunciou a Câmara Municipal da Moita.

A iniciativa promete continuar a marcar o calendário cultural nos dois concelhos, no referido período, até porque não só reforça como reflecte uma histórica ligação identitária, além de traduzir dimensão assinalável em termos de participantes, conforme faz notar a autarquia moitense. “Centenas de romeiros, oriundos de vários pontos do País, voltarão a cumprir esta tradição”.

- PUB -

Como é habitual, serão percorridos “os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois municípios, por caminhos de terra batida”. Os romeiros seguem um “carro-andor que transporta a imagem de N. Sra. da Boa Viagem e que, à chegada a Viana do Alentejo, se junta à imagem de N. Sra. D’ Aires, passando por várias localidades”, engalanadas a rigor para receberem a manifestação que alia “o sagrado e o profano”.

Esta romaria recria a tradição antiga de lavradores da Moita que se deslocavam ao Santuário de N. Sra. D’ Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, para pedirem protecção e boas colheitas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Antiga Universidade Moderna simplesmente desapareceu

Edifício foi totalmente demolido, sendo iniciadas as escavações para dar lugar a 77 apartamentos divididos em cinco pisos

Casal vivia com três crianças em casa com condições miseráveis no Bairro da Conceição

Menores foram retirados pela PSP e pelo INEM. Casa, sem higiene, não tinha porta nem janelas

Mãe das crianças que viviam em casa abandonada em Setúbal consentiu entrega

As três crianças com idades entre os dois e seis anos foram retiradas pela PSP de Setúbal na quarta-feira de uma casa em condições miseráveis
- PUB -