29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAssembleia Municipal da Moita aprova saída da AMRS

Assembleia Municipal da Moita aprova saída da AMRS

Proposta foi apresentada na reunião da Assembleia Municipal depois de ter sido aprovada em reunião do executivo camarário

 

- PUB -

A Assembleia Municipal da Moita aprovou, na noite de quinta-feira, a desvinculação do município da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

A proposta foi apresentada na reunião da Assembleia Municipal da Moita, no distrito de Setúbal, depois de em 31 de Outubro ter sido aprovada em reunião do executivo camarário liderado pelo socialista Carlos Albino.

A AMRS, presidida por André Martins, que dirige a Câmara de Setúbal, integra actualmente 11 concelhos daquele distrito, cinco dos quais liderados pelo Partido Socialista e os restantes pela CDU.

- PUB -

Entre o final de Outubro e o início de Novembro, as autarquias do Barreiro, de Almada e da Moita (lideradas pelo PS) aprovaram nas respectivas reuniões de câmara a desvinculação da AMRS.

Na terça-feira a Assembleia Municipal do Barreiro aprovou a desvinculação do município da Associação de Municípios da Região de Setúbal.

O assunto foi hoje à reunião da Assembleia Municipal da Moita, tendo sido aprovada a desvinculação do município da AMRS com 18 votos a favor dos deputados do Partido Socialista (15), do CDS (1) e dos dois deputados independentes, a abstenção do Partido Social Democrata e os votos contra dos deputados da CDU (12) e do Bloco de Esquerda (2).

- PUB -

Para o presidente da autarquia da Moita, Carlos Albino, o valor anual pago pelo município à associação é muito elevado e com um retorno reduzido.

A Câmara da Moita, explicou, paga anualmente 225 mil euros para financiar um modelo que, no seu entender, tem um retorno reduzido para os municípios associados.

A CDU propôs que a votação desta proposta fosse adiada para permitir maior debate, mas o mesmo foi rejeitado.

João Faim, da Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) disse que a AMRS é muito mais do que o conceito redutor que foi apresentado do ponto de vista financeiro, considerando que existe uma estratégia para enfraquecer a voz dos municípios em uníssono.

“Isto é uma estratégia combinada que vem de topo para calar a voz dos municípios que não são da mesma cor”, disse o deputado municipal.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -